Educação e classes sociais em Portugal: continuidades e mutações no século XXI

Autores

  • Pedro Abrantes Universidade Aberta, Lisboa, Portugal / Iscte — Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP20229924309

Palavras-chave:

estrutura social, desigualdades, sistema educativo, políticas educativas

Resumo

A relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.

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Publicado

2022-05-04

Edição

Secção

Artigos