Escolha ou constrangimento? Horas semanais de trabalho das mulheres em perspetiva comparada
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2013722616Resumo
Este artigo analisa a influência das preferências individuais de trabalho no comportamento das mulheres no mercado de trabalho na Holanda, Alemanha e Reino Unido, abordando a questão: até que ponto as preferências individuais têm um efeito causal na média das horas de trabalho semanais das mulheres? Usando dados de painéis longitudinais dos três países, é aplicado um modelo de efeitos fixos para medir o efeito das preferências individuais no ano t-1, na média das horas de trabalho semanais das mulheres no ano t. Os dados são explorados de 1992 a 2002. Depois de controlar para cada indivíduo as características habitacionais e profissionais, vemos que as preferências individuais são mais influentes na Holanda. No entanto, os dados não sustentam a ideia de que a escolha é mais importante do que o constrangimento, porque as características individuais, familiares e profissionais continuam a ser significativas. Além disso, os resultados demonstram que é importante compreender as preferências individuais dentro do contexto institucional. Portanto, nos debates teóricos e políticossobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, devemos ter em conta as possíveis barreiras que limitam as suas “escolhas” no mercado de trabalho.
Downloads
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.