As novas dinâmicas laborais e os desafios da articulação com a vida familiar
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2013722617Resumo
Tendo como tela de fundo as recentes dinâmicas na esfera laboral, o artigo procura dar conta da expressão do emprego feminino, da precariedade contratual e da flexibilidade de tempo de trabalho em Portugal. Reflete ainda sobre as mudanças ocorridas nas condições de trabalho, nas relações de emprego e na organização da vida familiar das mulheres que prestam atividade em alguns dos “novos” setores dos serviços em Portugal (desde o segmento das novas tecnologias de informação e comunicação, incluindo o ramo dos call centres, até ao “novo” comércio de retalho que integra a grande distribuição). O estudo apresentado permite constatar que as alterações verificadas na relação de emprego e nos tempos de trabalho não produzem apenas efeitos complexos (e até contraditórios) nas relações de género; dificultam também a articulação com a vida familiar e reforçam as desigualdades no seio da força de trabalho feminina.Downloads
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.