Do dito ao feito: potencialidades do método etnográfico no estudo de políticas de integração
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2013722621Resumo
Em toda a Europa numerosas instituições impulsionam fóruns que têm como objetivo fomentar a participação ativa dos imigrantes e reforçar as suas redes associativas. O conceito de estrutura de oportunidade política (POS) pode ajudar a entender o impacto destas medidas no processo de integração dos imigrantes. Mas isso exige aplicar uma metodologia de investigação que capte também os efeitos indesejados destas políticas e analise a sua transcendência. O objetivo principal deste trabalho é medir as potencialidades do método etnográfico neste ponto. Com este fim apresentamos a análise do Conselho Municipal de Participação de Imigrantes da cidade de Sevilha (Espanha) e dos seus efeitos nas redes associativas dos latino-americanos residentes na cidade.Downloads
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.