Música, streaming, classe: divisões sociais nas novas formas de consumo cultural digital
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202410631283Palavras-chave:
consumo cultural digital, gosto, divisão digital, streaming musicalResumo
A utilização crescente de plataformas online para consumo de música trouxe novas dinâmicas nas práticas específicas deste consumo. A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a utilização de dispositivos ligados à internet tem sido incorporada no consumo cultural dos portugueses, com um foco específico no consumo musical. Para tal, foram utilizados dados secundários do Inquérito às Práticas Culturais dos Portugueses de 2020 do ICS. Os principais resultados da investigação, apontam para os traços de segmentação social do uso da internet para consumos musicais bem como de estilos musicais, quando utilizada a variável das práticas exo-domiciliárias como indicativa do gosto pessoal.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sociologia, Problemas e Práticas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
