Pandemia e conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar: o caso da Comunidade Intermunicipal do Cávado
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202410431767Palavras-chave:
conciliação, género, Cávado, pós-pandemiaResumo
Com base nos resultados de um inquérito por questionário aplicado a 2375 trabalhadores/as da administração pública local na Comunidade Intermunicipal do Cávado, este artigo discute os efeitos da pandemia de covid-19 na organização do trabalho e na sua relação com a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar. A par das mudanças experienciadas por uma parte significativa dos/as trabalhadores/as, os resultados evidenciam também um padrão de permanência tanto nos regimes de trabalho, como na distribuição das responsabilidades familiares, o que permite debater as visões da pandemia como potencialmente transformadora dos modelos habituais de vida e de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.