Assédio no ritual da praxe académica numa universidade pública portuguesa

Autores

  • Catarina Sales Oliveira Departamento de Sociologia, Universidade da Beira Interior CIES-IUL
  • Susana Villas-Boas Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. CEMRI
  • Soledad Las Heras

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP2015803303

Resumo

A praxe académica consiste num conjunto de práticas que visam a receção e integração dos novos e das novas estudantes. O presente estudo teve como objetivo servir de suporte empírico para um debate social e institucional sobre a praxe, com base numa abordagem analítica, apoiada no conceito de assédio moral. Para tal, aplicou-se uma adaptação do questionário de assédio moral Leymann Inventory of Psychological Terror (LIPT). Os resultados obtidos indicam que a esmagadora maioria dos e das participantes (92,8%) indicou ter sido exposta a alguma situação de assédio moral durante a praxe e que os comportamentos de assédio moral mais frequentes estão relacionados com a limitação da comunicação e o desprestígio das pessoas.

Biografias Autor

Catarina Sales Oliveira, Departamento de Sociologia, Universidade da Beira Interior CIES-IUL

Socióloga. Doutora em Sociologia pelo ISCTE_IUL. Docente do departamentode Sociologia da Universidade da Beira Interior e investigadora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL).End: Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,Universidade da Beira Interior. Estrada do Sineiro, 6200-209 Covilhã –Portugal. Email: csbo@ubi.pt

Susana Villas-Boas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. CEMRI

Educóloga. Mestre em Educação e Formação de Adultos e atualmente Doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Investigadora do Centro de estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Lisboa (CEMRI).

Soledad Las Heras

Socióloga. Mestre em Estrutura Social e Sociologia da Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Colaboradora no projeto UBIgual.End: Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior. Estrada do Sineiro, 6200-209 Covilhã – Portugal.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Secção

Artigos