Localizando os hindus portugueses: a transnacionalidade nas cidades
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2014763330Resumo
Este artigo apresenta o caso das famílias hindus-gujaratis portuguesas em Lisboa e em Leicester. Procura corroborar a importância crescente que o referencial urbano tem vindo a ganhar nos estudos transnacionais. Recentes abordagens nos estudos de transnacionalidade incluem a importância das cidades para os transmigrantes a vários níveis. Um deles é o da mobilidade social. Este artigo foca especificamente a motilidade e confirma, através da etnografia, que, além do referente clássico nacional, o referente urbano joga um papel central nas decisões de emigrar. As cidades confirmam assim aquilo de que os especialistas em transnacionalidade vêm dando conta: que os migrantes vivem e movem-se entre cidades.Downloads
Publicado
2014-07-07
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.