Discursos emocionais nas masculinidades jovens: o caso dos jovens em Valência, Espanha
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202410634293Palavras-chave:
jovens, emoções, masculinidade, amizadeResumo
O objetivo deste artigo é identificar os diferentes discursos relacionados com a masculinidade em jovens homens valencianos, com base nas suas narrativas sobre a expressão das emoções e sentimentos e como estes se desenvolvem na amizade. O estudo utilizou uma metodologia qualitativa baseada em grupos focais, cinco grupos com jovens e um com profissionais que trabalham com jovens. Os resultados da investigação permitiram identificar três modelos de masculinidade em relação à expressão das emoções e aos diferentes graus de ligação emocional nas relações de amizade: a masculinidade hegemónica, a masculinidade em transição e a masculinidade (quase) inclusiva.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sociologia, Problemas e Práticas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.