Nivelação e desigualdade na inserção profissional de diplomados do ensino superior

Autores

  • Miguel Chaves Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • César Morais Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP2014763570

Palavras-chave:

ensino superior, inserção profissional, desigualdades sociais

Resumo

Tendo por base uma amostra representativa dos licenciados de duas universidades públicas portuguesas, este artigo procura analisar se as tendências de homogeneização promovidas pela titulação académica e pela socialização escolar mitigam, de forma notória, as dinâmicas de reprodução das desigualdades no momento em que os graduados se incorporam na estrutura ocupacional. Constata-se que o efeito nivelador da trajetória académica é evidente, exprimindo-se no facto de diplomados de diferentes origens sociais formados em cursos idênticos alcançarem posições próximas no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, demonstra-se que as dinâmicas de reprodução social não deixam de se manifestar, operando, em larga medida, através da distribuição desigual dos indivíduos provenientes de lugares distintos na estrutura social pelas diferentes áreas de formação.

Biografias Autor

Miguel Chaves, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Sociologia, Docente no Departamento de Sociologia da FSCH-UNL e Investigador Cesnova

César Morais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Mestre em Sociologia, Docente Colaborador no Departamento de Sociologia da FSCH-UNL e Investigador Cesnova

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Publicado

2014-07-07

Edição

Secção

Artigos