Os profissionais do áudio no setor dos videojogos em Portugal: dinâmicas sociais, perspetivas e desafios laborais
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510835816Palavras-chave:
capital cultural, profissional do áudio para videojogos, precariedade laboral, sociabilidadesResumo
Este estudo examina os profissionais de áudio, principalmente músicos e sonoplastas, no setor dos videojogos em Portugal. O objetivo principal é compreender as dinâmicas sociais em que estão inseridos, identificar os desafios que enfrentam e analisar as suas perspetivas sobre o papel e a valorização da sua função neste setor. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo baseia-se em cinco entrevistas, cruzando-as com a bibliografia existente e uma pesquisa sobre a oferta formativa nacional. Os resultados apontam para desafios como a desvalorização da música e a precariedade laboral, destacando a importância do capital cultural para a mobilidade social no campo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 André Filipe Malhado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
