Da emigração ao regresso: o caso dos jovens adultos portugueses
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP202510736372Palavras-chave:
emigração de regresso, emigração portuguesa, jovens adultosResumo
Este artigo tem como objetivo identificar que fatores explicam o regresso de tantos emigrantes portugueses da faixa etária dos 20 aos 34 anos, analisando as relações entre emigração e retorno, integração e retorno, e a efetivação do retorno, estudando para isso todo o percurso migratório. A análise empírica apresentada neste artigo é baseada em dados recolhidos através de um inquérito online a emigrantes portugueses na faixa etária em estudo. Como conclusões mais importantes, verificou-se que a emigração dos jovens adultos portugueses se explica por motivos laborais, enquanto o regresso é justificado por razões familiares.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Inês Vidigal

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.