As mulheres perante o desafio de uma carreira internacional

Autores

  • Ana Rita Nunes
  • Sara Falcão Casaca Departamento de Ciências Sociais Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP2015773890

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação que procurou compreender as motivações, as experiências e os desafios enfrentados pelas mulheres envolvidas em processos de mobilidade internacional, tentando simultaneamente apreender o efeito do género nas respetivas experiências. Com este intuito, foram realizadas 20 entrevistas a gestoras que, durante o seu percurso profissional, participaram em experiências internacionais. A persistência de estereótipos de género e a escassez de mulheres em posições de liderança destacam-se enquanto referências aos obstáculos enfrentados, tanto antes como durante as experiências em análise. Além disso, em alguns contextos registaram-se situações de isolamento e também de maior exposição e visibilidade. Por fim, é possível destacar a centralidade assumida pela dimensão familiar enquanto condicionante das decisões de mobilidade e do desenvolvimento de uma carreira no plano internacional.

Biografias Autor

Ana Rita Nunes

Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Socias e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e Mestre em Gestão de Recursos Humanos, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa).

Sara Falcão Casaca, Departamento de Ciências Sociais Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade de Lisboa

Sara Falcão Casaca é Professora Auxiliar do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa) e Investigadora do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS). As suas temáticas de investigação e publicações, fundamentalmente no âmbito da Sociologia do Trabalho e Relações de Género, têm incidido sobre a flexibilidade de emprego e de tempos de trabalho, as desigualdades de género na esfera laboral, e a articulação entre a esfera profissional e a vida familiar. É docente externa da Universidade Aberta, com participação no curso de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. Coordenou a Research Network - Gender Relations in the Labour Market and the Welfare State, da European Sociological Association (ESA), entre 2005 e 2010. Integrou o Grupo de Alto Nível em Mainstreaming de Género da União Europeia, o conselho de administração do European Institute for Gender Equality (EIGE, Vilnius – agência da União Europeia) e o Conselho Económico e Social (CES), em 2010. Foi Presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (Presidência do Conselho de Ministros), em 2010. Integra atualmente o Grupo Técnico-Científico do Conselho Consultivo da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, na qualidade de personalidade com reconhecida competência científica nas áreas dos direitos das mulheres, da igualdade de género e da cidadania.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Edição

Secção

Artigos