A nova globalização pós-2008 e a reconfiguração do sistema dos média ocidentais
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2015794037Palavras-chave:
Democracia, Globalização pós-2008, Propriedade dos Media, Sistemas de Media.Resumo
O artigo analisa os novos fluxos de capital na indústria dos média, no contexto da globalização pós-2008, e examina como o poder de regimes autocráticos — e dos seus aliados económicos —, está a ser usado no ocidente para influenciar os sistemas de média que são vulneráveis ao capital externo. A partir de casos concretos, o artigo oferece uma elaboração teórica sobre a complexidade dos fluxos de capital no contexto da nova globalização e como esta pode estar a produzir um ambiente adverso ao modelo liberal dos média nas democracias ocidentais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.