Experiências e estratégias de mulheres empenhadas em vencer num "mundo de homens": o caso da política local portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2016826945Resumo
O artigo apresenta uma investigação sobre as dinâmicas de género que operam num contexto de tokenism: a política. Vinte e duas mulheres políticas portuguesas foram entrevistadas. As suas estratégias para assegurar um lugar no mundo masculino da política são sobretudo determinadas pela idade: as mais velhas lutam contra as discriminações de género e privilegiam as competências femininas, enquanto as mais jovens valorizam o perfil da superwoman, que se distancia do seu grupo socialmente dominado, correndo o risco de negar a discriminação experimentada, e mostram-se muito ligadas à ideologia meritocrática ameaçada pelas quotas.Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
2016-07-29
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.