Juventude, precariedade e futuro: transições habitacionais sobrevalorizadas em Portugal durante a crise económica
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2011667763Resumo
O artigo analisa as transições de habitação/habitacionais dos jovens que estudam em universidades em Lisboa, Portugal. Com a juventude portuguesa a ficar em casa dos pais por períodos prolongados, a presente discussão questiona a probabilidade de a crise económica ter um novo impacto no comportamento habitacional. Os temas explorados incluem tomadas de decisão habitacionais, envolvimento nas tarefas domésticas e apoio recebido dos pais. Os resultados confirmam que a maioria destes jovens tendem a prolongar a estadia em casa dos pais devido à crise, com as suas escolhas habitacionais ligadas ao dinheiro e à estabilidade no emprego.Downloads
Publicado
2016-02-15
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.