A transformação cultural de cidades médias, segundo os seus agentes culturais
Resumo
No quadro de um projecto de investigação sobre dinâmicas culturais urbanas levado a cabo na segunda metade dos anos 1990, assente em cidades portuguesas de média dimensão do Norte-Litoral, foram entrevistadas em profundidade, entre Março de 1999 e Março de 2000, personalidades que ocupavam lugares e desenvolviam actividades de protagonismo na cena cultural urbana (quadros de instituições e serviços públicos, dirigentes de associações culturais, activistas de estruturas de produção artísticas, galeristas de arte). No presente artigo, utilizaremos a informação recolhida em 31 entrevistas realizadas em Aveiro, Braga, Coimbra e Guimarães, tomando-as como fonte para a análise dos discursos dos entrevistados como representações de agentes culturais sobre o passado recente, a situação então presente e os caminhos de evolução das cidades médias portuguesas e das respectivas cenas culturais.Downloads
Publicado
2016-02-15
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.