Mudança ou substituição de paradigma na educação pré-escolar sueca?
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP201269786Resumo
O artigo analisa as reformas recentes na educação pré-escolar da Suécia. Será o educare, marca da pré-escola sueca, desafiado por ideias focadas sobretudo na preparação escolar e na empregabilidade futura? Este artigo analisa as mudanças de objetivos, de instrumentos de política e de contexto, a partir de uma perspetiva histórica. A conclusão é a de que a reforma efetuada tem de ser interpretada tanto em relação às ideais nacionais como em relação às ideias defendidas por organizações internacionais. A aplicação dos requisitos de Hall (1993) para a mudança de paradigma indicia mudanças de primeira e de segunda ordem, mais do que uma alteração simultânea de objetivos, instrumentos de política e de contexto. Será necessária pesquisa adicional para melhor compreender o que realmente está a acontecer em contexto local, uma vez que políticas e práticas raramente se sobrepõem na totalidade.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.