Turismo Cultural em Cidades Património Mundial: a importância das fontes de informação para visitar a cidade de Évora

Autores

  • Noémi Marujo Universidade de Évora/ISCE/IGOT-CEG
  • Jaime Serra Universidade de Évora/CEFAGE
  • Maria do Rosário Borges Universidade de Évora/GOVCOPP

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij1(1)2013.29766

Palavras-chave:

Turismo Cultural, Turistas, Cidades Património Mundial, Fontes de Informação

Resumo

As cidades ‘Património Mundial’ funcionam como uma distinção simbólica para a captação de muitos turistas. Nas cidades ‘Património Mundial’ os turistas procuram, através de diferentes experiências, observar e interpretar a herança cultural do local visitado. As fontes de informação são fundamentais para a promoção de uma cidade, e exercem um papel crucial no processo de decisão da escolha de um destino. O presente artigo pretende identificar e analisar as três principais fontes de informação que os turistas e/ou visitantes consultaram para visitar a cidade de Évora, bem como o grau de influência da designação ‘Évora Património Mundial’ para o processo de decisão da escolha do destino. Os resultados revelaram a importância desta classificação no processo de decisão dos turistas em visitar Évora.

Referências

Alcañiz, E.B., Aulet, X.F. & Simó, L.A. (2000). Marketing de destinos turísticos. Análisis y estrategias de desarrollo. Madrid: Esic.

Brunt, P. (1997). Market research in travel and tourism. Oxford: Butterworth- Heinemann.

Buckley, R. (2004). The effects of World Heritage listing on tourism to Australian national parks. Journal of Sustainable Tourism, 12(1), 70–84.

Cooper, C., Gilbert, D., Fletcher, J. & Wanhill, S. (2001). Turismo: princípios e prática. São Paulo: Bookman.

Costa, J., Rita, P. & Águas, P. (2001). Tendências internacionais em turismo. Lisboa-Porto-Coimbra: Lidel.

Fodness, D. & Murray, B. (1997). Tourist Information Search. Annals of Tourism Research, 24(3), 503-525.

Hyde, K. (2009). Tourist Information Search in Kozak, M. e Decrop, A. (Eds), Handbook of Tourist Behavior: Theory & Practice (50-82). New York: Routledge.

Ivanovic, M. (2009). Cultural Tourism. Cape Town: Juta & Company.

Marujo, N., Serra, J. & Borges, M. (2013). Turismo Cultural em Cidades Históricas: A cidade de Évora e as Motivações do Turista Cultural. TURyDES – Revista de Turismo y Desarrollo, 6(14), 1-10.

Marujo, N. (2012). Imagen y Promoción de los Destinos Turísticos en Internet: el caso de los Municipios de la Isla Madeira. Revista Estudios y Perspectivas en Turismo, 21, 825-837.

Marujo, M. (2008). Turismo e Comunicação. Castelo Branco: RVJ Editores.

Mckercher, B. & Cros, H. (2002). Cultural Tourism: the partnership between tourism and cultural heritage management. New York: THHP.

Litvin, S., Goldsmith, R. & Pan, B. (2008). Electronic word-of-mouth in hospitality and tourism management. Tourism Management, 29, 458-468.

O’Connor, P. (1999). Electronic information distribution in tourism and hospitality. Oxford: CAB International Publishing.

Peixoto, P. (2000). O Património Mundial como Fundamento de uma Comunidade Humana e como Recurso das Indústrias Culturais Urbanas. http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/index.php?id=2471

Raitz, K. & Dakhil, M. (1989). A note about information sources for preferred recreational environments. Journal of Travel Research, 27 (1), 45-49.

Ramos, F. & Marujo, M. (2011). Reflexões Sócio-Antropológicas sobre o Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 16, 25-33.

Richards, G. & Munsters, W. (2010). Cultural tourism research methods. Wallingford: Cab International.

Shackley, M. L. (1998). Visitor management: case studies from World Heritage Sites. Oxford: Butterworth-Heinemann.

Sheldon, Pauline J. (1993). Destination information systems. Annals of Tourism Research, 20(4), 633-649.

Snepenger, D.J., Meged, K., Snelling, M. & Worrall, K. (1990). Information search strategies by destination-naive tourists. Journal of Travel Research, 29(2), 13-16.

Tan, W. & Chen, T. (2012). The usage of online tourist information sources in tourist information search: an exploratory study. The Service Industries Journal, 32(3), 451-476.

Timothy, D. (2011). Cultural Heritage and Tourism: an Introduction. Bristol: Channel View Publications.

Timothy, D. & Boyd, S. (2003). Heritage Tourism. London: Pearson Education.

Werthner, H. & Klein, S. (1999). Information technology and tourism – A challenging relationship. New York: Springer.

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

Marujo, N. ., Serra, J. ., & Borges, M. do R. (2023). Turismo Cultural em Cidades Património Mundial: a importância das fontes de informação para visitar a cidade de Évora. Tourism and Hospitality International Journal, 1(1), 137–156. https://doi.org/10.57883/thij1(1)2013.29766