Os guias de turismo da cidade de João Pessoa/PB: Uma pesquisa sobre domínio de idiomas
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(1)2014.30134Palavras-chave:
Guias, Turismo, Idioma, João PessoaResumo
O guia de turismo é um dos profissionais que melhor representam a imagem do turismo, por isso é importante compreender como os serviços prestados por esses profissionais colaboram para o desenvolvimento das localidades. A cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, possui vocação para a atividade turística e vem demonstrando um sólido crescimento. Neste contexto, o trabalho se justifica pela necessidade de investigar o domínio de idiomas pelos guias de turismo da cidade. O estudo, tipo exploratório-descritivo foi desenvolvido a partir de abordagem quantitativa, realizada com a população de guia turísticos, cadastrados na EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), e que declararam que exercem a atividade na cidade de João Pessoa. Em relação ao total de 165 guias cadastrados, constatou-se que a parcela maior é composta por homens, ainda foi observado que somente uma pequena parcela dos guias tem fluência em um idioma diferente do português, sendo os idiomas espanhol e inglês os que apresentaram maior número de guias com domínio. O estudou observou também que, embora os indicadores referentes ao turismo estejam melhorando, é em razão basicamente do turismo interno, pois os desembarques de passageiros estrangeiros, no aeroporto da cidade ainda são reduzidos. Mas, mesmo diante deste cenário, consideramos importante o domínio de idiomas por parte dos guias de turismo, uma vez que, estes devem estar preparados para uma demanda futura de turistas oriundos de outros países. O aprendizado de um novo idioma exige tempo e dedicação e, portanto não pode ser assimilado a curtíssimo prazo.
Referências
Ansarah, M. G. R. (2001). Turismo: Como aprender, como ensinar. São Paulo: Ed. Senac.
Brambilla, A., Vanzella, E. & Baptista, M.M.R.T. (2013). Turismo cultural na cidade de João Pessoa: Um olhar focado no turista idoso. Universidade de Aveiro.
Brasil (2014). Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. Dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e dá outras providências. Retirado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8623.htm
Brasil (2014). Decreto nº 946, de 1º de outubro de 1993. Regulamenta a Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a profissão de Guia de Turismo e dá outras providências. Retirado de http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/129176/decreto-946-93
Caetano, D. (2009). A profissão de guia-intérprete nas caves de Vinho do Porto. Dissertação de Mestrado: Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Chimenti, S. & Tavares, A.M. (2007). Guia de turismo: O profissional e a profissão. São Paulo: Editora Senac.
Duch, T.C. (2014). Marketing turístico: o destino João Pessoa e a copa do mundo 2014. Dissertação de Mestrado: Universidade de Aveiro.
Ezequiel, G. & Carvalho, M. (2011). Os Guias da montanha e sua contribuição para a sustentabilidade do território e das gentes do Pico. Comunicação apresentada no Congresso Internacional da Montanha do Estoril, Portugal. Retirado de http://hdl.handle.net/10400.8/493
Embratur (2014). Deliberação Normativa n.º 427/2001. Adota critérios para a regulamentação do plano de curso das instituições de formação técnica e profissional para Guias de Turismo. Retirado de http://www.turismo.gov. br/turismo/legislacao/guia_turismo/dl427.html.
Embratur (2014). Deliberação Normativa n.º 426/2001. Edita normas disciplinando a operacionalização do cadastramento e a classificação dos Guias de Turismo bem como fixar os critérios para aplicação das penalidades previstas. Retirado de http://www.turismo.gov.br/turismo/legislacao/guia_turismo/dl426.html
Ibge (2010). Censos 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- –Retirado de http://www.ibge.gov.br /home/estatística/população/censo2010/default.shtm.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar um projeto de pesquisa (4ª ed.). São Paulo: Atlas.
IPHAN (2014). Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Retirado de www.iphan.gov.br
Kotler, P. (2009). Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro.
Mello, J. O. A. (1987). História da Paraíba: Lutas e resistência João Pessoa. João Pessoa, PB: A União.
Molina, A., Gómez, M. & Consuegra, D. M. (2010). Informações de marketing: Turismo e gestão de imagem de destino. Jornal Africano de Administração de Empresas, 4.
Montejano, J. H. (2001). Estrutura do mercado turístico (2ª. ed.). São Paulo: Rocca.
Pádua, M. T. J. (2002). Unidades de conservação: Muito mais do que atos de criação e planos de manejo. In: M. S. Milano (Org.), Unidades de conservação atualidades e tendências Curitiba. Brasil: Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
Picazo, C. (1996). Asistencia y guía a grupos turísticos. Madrid: Síntesis.
Poit, D. (2006). Organização de eventos esportivos. São Paulo: Phorte.
Ministério do Comércio e Turismo (2014). Decreto-lei 179/89, de 27 de maio de 1989. Regula o exercício de atividades de informação turística por parte dos agentes oriundos das Comunidades Europeias. Retirado de http://www.dre.pt/
Rejowski, M. (Org) (2002). Turismo no percurso do tempo. São Paulo: Aleph.
Rodriguez, W. (1994). Roteiro sentimental de uma cidade. João Pessoa, PB: A União.
Salazar, N. B. (2007). Towards a global culture of heritage interpretation? Evidence from Indonesia and Tanzania. Tourism Recreation Research.
Setur (2014). João Pessoa acumula resultados positivos em competitividade no turismo em 2012. Retirado de Http://Www.Joaopessoa.Pb .Gov.Br/Joao-Pessoa-Acumula-Resultado S-Positivos-Em-Competitividade-No-Tur Ismo/
Seixas, T. (2010). Copa do mundo de futebol FIFA Brasil 2014: Uma análise da candidatura de Pernambuco como subsede. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Urry, J. (2001). O olhar do turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas (3ª.ed.). São Paulo: Studio Nobel.
Vanzella, E. & Brambilla, A. (2013). Imagem turística: Um estudo aplicado à cidade de Aveiro - Portugal. Revista Destarte, 3(2), 18-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2014 This work is licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.