Os desafios da sazonalidade no turismo: Estratégias para a valorização da oferta turística em Ovar
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(1)2014.30140Palavras-chave:
Sazonalidade, Sistema turístico, Ovar, Segmentação turística, Gestão da sazonalidadeResumo
O setor do turismo é atualmente entendido como uma das atividades económicas que mais contribui para o desenvolvimento económico de um destino, assumindo-se como um sistema complexo e dinâmico, influenciado direta e indiretamente por um conjunto de tendências associadas aos vários mercados. A sazonalidade é um fenómeno abrangente e transversal a diversos domínios, incluindo o setor do turismo. Ovar caracteriza-se por padrões de sazonalidade significativos, a par de uma atividade turística ainda em desenvolvimento. Esta investigação teve por base a realização de um inquérito de forma presencial junto da oferta turística do concelho. Com base nos resultados obtidos apurou-se que Ovar é um destino que se associa sobretudo ao turismo de Sol e Mar revelando ainda algumas lacunas em termos de divulgação, na criação de parcerias e sinergias e na capacidade de adoção de estratégias competitivas. Como consequência urge a necessidade de apostar na criação de novos produtos e na captação de novos nichos de mercado, numa aposta de marketing eficaz, na promoção de parcerias e estratégias entre os vários stakeholders. O presente texto procura evidenciar as potencialidades do destino Ovar e avaliar o desempenho da oferta turística, no sentido de providenciar novas linhas de desenvolvimento capazes de atenuar o fenómeno sazonalidade e melhorar o desempenho futuro da atividade turística no concelho.
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