A importância da análise factorial de correspondências no apuramento a cuidado do perfil de determinado mercado turístico. Análise do caso do Caramulo
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(2)2014.30152Palavras-chave:
Correlação, Perfil, Promoção, MarketingResumo
Determinar o perfil do turista de uma determinada região é uma temática muito importante, no âmbito da investigação do Marketing Turístico, pois permite a avaliação e a perceção das suas características, para além de permitir direcionar as ações de Marketing adaptando formas de comunicação específicas para esse tipo de turista. Para uma investigação deste tipo um dos primeiros procedimentos passa pela determinação dos objetivos do estudo e pela colocação de hipóteses. Para aferir as hipóteses, não basta uma mera descrição da realidade, é fundamental realizar inferências sobre as variáveis em estudo. O progresso tecnológico impulsionou a análise de dados e a afinação de novos processos estatísticos. Este avanço permitiu manipular com rapidez um grande número de informação, como por exemplo a análise fatorial de correspondências e o estudo da ligação entre um número significativo de variáveis ao mesmo tempo. Este artigo pretende demonstrar que a aplicação da análise das correlações de variáveis tem uma importância considerável na determinação mais apurada de um perfil de consumidor de determinado destino turístico. Para exemplificar esta proficiência tomou-se por base um estudo efetuado ao perfil do consumidor da região do Caramulo para compreender quais as suas principais características e comportamentos. O estudo permitiu avaliar também, se nas ações promocionais levadas a cabo pelas entidades da região está a ser considerado todo o seu potencial turístico. Para o efeito, correlacionaram-se as fontes de informação que influenciaram a tomada de decisão da escolha deste destino, com a idade, assim como o grau de satisfação do consumidor, com a intenção de o visitar novamente a região, o que permitiu obter conclusões que se revelaram bastante interessantes e proveitosas sob o ponto de vista do Marketing regional.
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