O setor turístico em Ouro Preto (Brasil): O perfil e o envolvimento dos ocupados em face da participação de cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(3)2014.30243Palavras-chave:
turista, qualificação profissional, Pronatec, Ouro PretoResumo
Diante a competitividade do mercado de trabalho e a importância da qualidade na prestação de serviços temos diversas instuições de ensino cuja formação é para o turismo, sejam cursos superiores, tecnólogos ou técnicos. Mesmo assim, há incompatibilidades no que diz respeito a atuação no mercado de trabalho. O setor absorve profissionais de outras áreas e até mesmo pessoas que não possuem formação ou sequer um curso profissionalizante. O presente trabalho objetiva identificar as características da força de trabalho ocupada e que participa de cursos de qualificação na hotelaria em Ouro Preto. Como resultados, foi possível detectar que os cursos e programas não regulares, são importantes ferramentas para a capacitação e qualificação profissional, em especial, cursos para garçons, camareiras, e atendimento ao público em geral. No caso específico dos cursos PRONATEC, foram aplicados 52 questionários, os quais permitiram detectar que o processo seletivo para ingressar nos cursos foi aleatório, com pouca participação de quem está ocupado no setor, da mesma forma no que tange o rol de oferta de cursos para Ouro Preto. Nesses termos, a pesquisa[1] ainda em processo, sinaliza para a necessidade de realizar pesquisas de oferta e demanda de cursos de capacitação e qualificação para o turismo na cidade.
Referências
Almeida, E. P. & Pereira, R. S. (2000). Críticas à teoria do capital humano (uma contribuição àanálise de políticas públicas em educação).
Álvares, L. C. A., Silva, I. O. & Cavalcanti, J. E. A. (2006). Educação e capacitação comunitárias para o turismo: Um estudo dos pólos turísticos Caminhos do Norte e Vales do São Francisco e do Jequitinhonha – MG. Turismo - Visão e Ação, 8(1), 47-60.
Barbosa, C. S. & Deluiz, N. (2008). Qualificação profissional de jovens e adultos trabalhadores: o Programa nacional de estímulo ao primeiro emprego em discussão. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., 34(1).
Barretto, M. In Serrano, C., Bruhns, H. T. & Luchiari, M. T. D. P. (2000). (Orgs.). Olhares contemporâneos sobre o turismo. Campinas, SP: Papirus – Coleção Turismo.
Barretto, M., Tamanini, E. & Silva, M. I. P. (2004). Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas, SP: Papirus – Coleção Turismo.
Dall'Agnol, S. (2008). O perfil do prestador de serviços hoteleiros e da gerência na era da informação e do conhecimento. V Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL (SeminTUR): Turismo: Inovações da Pesquisa na América Latina.
Gaio, C. & Fernandes, L. R. (2006). Perfil do bacharel em turismo: A disparidade entre a realidade da formação profissional e a necessidade do mercado de trabalho. IV Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Caxias do Sul/ RS.
Mascellani, M. N. (2010). Uma pedagogia para o trabalhador: O ensino vocacional como base para uma proposta pedagógica de capacitação profissional de trabalhadores desempregados. São Paulo: IIEP.
Rocha, F. G., & Amaral, F. M. (2012). Qualificação para as atividades do turismo: Perfil profissional de trabalhadores, proprietários e gestores de empresas de alimentação fora do lar na Região Litorânea Central do Estado de Santa Catarina (Brasil). Turismo & Sociedade, 5(1), 124-143.
Ruckstadter, V. C. M. (2005). Educação e economia nos anos 1990: A resignificação da teoria do capital humano. 2º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel/PR.
Silva, J. A. & Puziol, J. K. P. (2008). A influência da Teoria do Capital Humano e da Teoria do Capital Social nas políticas educacionais brasileiras da atualidade. Paraná: Universidade Estadual de Maringá.
Silva, F. R., Castro, M. S., Santana, R. R., Pereira, T. S. & Lima, V. D. (2001). Iluminismo: A revolução intelectual. Belém – Pará: Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará – MEC – SEMTEC.
Silva, A. L. & Miyashiro, R. (2007). Turismo e hospitalidade no Brasil: Um estudo sobre os trabalhadores da hotelaria. São Paulo: CUT.
Souza, J. S. (2006). O Recrudescimento da Teoria do Capital Humano. Cadernos CEMARX – Centro de Estudos Marxistas, 3.
Trigo, L. G. G. (1998). A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. Campinas, SP: Papirus – Coleção Turismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2014 This work is licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.