Profile of the national Alentejo online visitor- Analysis of the official tourism website using GA

Autores

  • Maria Gorete Ferreira Dinis Instituto Politécnico de Portalegre
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
  • Osvaldo Rocha Pacheco Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij6(1)2016.30282

Palavras-chave:

Google Analytics, Turismo, Internet, Alentejo, Website

Resumo

A crescente utilização da Internet pelas empresas e consumidores tornou a Internet numa importante fonte de dados para suporte à tomada de decisão em diferentes áreas do conhecimento. O turismo é um dos setores que mais impactos sofre com as mudanças introduzidas pela Internet. Essas alterações foram sentidas em vários aspetos, sendo um deles a necessidade e possibilidade de aceder a informação turística relevante e disponível em tempo real, permitindo a otimização da estratégia de marketing digital. O objetivo principal deste artigo é mostrar que os dados da Internet, nomeadamente do Google Analytics [GA], fornecem informação sobre o perfil do visitante nacional do destino Alentejo, com base no website oficial do Turismo do Alentejo. O estudo foca-se, essencialmente, no movimento e visitas dos portugueses no mais importante website do Turismo do Alentejo. Os resultados mostram que os dados do GA podem contribuir para conhecer, em tempo real, o perfil do visitante do Alentejo. Além disso, podem servir de suporte ao processo de tomada de decisão ao marketing das organizações de gestão de destinos [DMO].

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Ferreira Dinis, M. G., Martins da Costa, C. M., & Rocha Pacheco, O. (2023). Profile of the national Alentejo online visitor- Analysis of the official tourism website using GA. Tourism and Hospitality International Journal, 6(1), 23–34. https://doi.org/10.57883/thij6(1)2016.30282