Que competências para a formação superior em gestão hoteleira? A perspetiva de diretores de curso do ensino superior politécnico em Portugal

Autores

  • António Melo Instituto Politécnico da Guarda
  • Manuela Gonçalves Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30298

Palavras-chave:

Competências, Ensino superior, Gestão hoteleira

Resumo

A articulação entre as competências promovidas nos indivíduos pelo sistema de ensino- formação e aquelas que são exigidas pelo sistema de emprego-trabalho constitui uma problemática relevante na atualidade, mas ainda pouco explorada na investigação científica, em Portugal, sobre o caso específico das atividades ligadas à Gestão Hoteleira. Enquadrado nesta problemática, o estudo que agora se apresenta visa expor e discutir as perspetivas dos diretores de curso das licenciaturas em Gestão Hoteleira, do ensino superior público português, sobre: i) as caraterísticas dos planos de estudo que ministram, ii) as competências que se julgam necessárias e que são valorizadas nesses planos de estudo e iii) de que forma diferentes contextos contribuem para o desenvolvimento dessas competências. Com uma metodologia qualitativa, o estudo apoia-se na realização de entrevistas estruturadas e na análise de conteúdo das informações obtidas. Os resultados permitem destacar um conjunto de competências técnicas e transversais requeridas aos estudantes, bem como identificar o contributo dos diferentes contextos para o desenvolvimento das mesmas.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

Melo, A., & Gonçalves, M. (2023). Que competências para a formação superior em gestão hoteleira? A perspetiva de diretores de curso do ensino superior politécnico em Portugal. Tourism and Hospitality International Journal, 5(1), 88–107. https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30298