Certificação ambiental na hotelaria: Principais ações mencionadas pelos hóspedes em suas avaliações online sobre empreendimentos hoteleiros certificados.
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30300Palavras-chave:
Gestão ambiental, eWOM, HospitalidadeResumo
Ações socioambientais sustentáveis no turismo e na hotelaria são itens cada vez mais presentes no mercado e existem várias certificações que atestam se um hotel é sustentável ou não. Pesquisas demonstram que muitos hóspedes escolhem seus meios de hospedagem levando em consideração as ações sustentáveis dele e o fato de terem certificações de sustentabilidade. Ao mesmo tempo, as avaliações online através de sites que se utilizam de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) ajudam a compreender a visão do cliente sobre meios de hospedagem e saber o que ele achou mais interessante e/ou importante nos mesmos. Este estudo visa saber quais ações sustentáveis são mais mencionadas nas avaliações online dos hóspedes que visitam hotéis sustentáveis. Foram lidas várias avaliações dos hotéis selecionados e a depender o texto, foi considerado se o hóspede percebeu ou não as ações, e se as mencionou ou não. Pode-se concluir que as ações mais mencionadas são relacionadas à arquitetura, decoração e construção, alimentos e cultivos orgânicos servidos nos hotéis. Notou-se também um baixíssimo número de menções se comparado ao total de avaliações lidas e aos percentuais mostrados nos estudos utilizados como referência. Esse estudo pode contribuir para meios de hospedagem que queiram realizar ações sustentáveis que tenham um maior impacto positivo na visão que o cliente tem do serviço. A pesquisa pode contribuir também para que hotéis possam repensar a maneira como comunicam suas ações sustentáveis, visto que apesar de terem as certificações, muitas dessas ações ainda passam despercebidas pelos hóspedes.
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