Certificação ambiental na hotelaria: Principais ações mencionadas pelos hóspedes em suas avaliações online sobre empreendimentos hoteleiros certificados.

Autores

  • Gabriel Nascimento de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Cavalcanti Falcão de A Universidade Federal de Pernambuco
  • Viviane Souza Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30300

Palavras-chave:

Gestão ambiental, eWOM, Hospitalidade

Resumo

Ações socioambientais sustentáveis no turismo e na hotelaria são itens cada vez mais presentes no mercado e existem várias certificações que atestam se um hotel é sustentável ou não. Pesquisas demonstram que muitos hóspedes escolhem seus meios de hospedagem levando em consideração as ações sustentáveis dele e o fato de terem certificações de sustentabilidade. Ao mesmo tempo, as avaliações online através de sites que se utilizam de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) ajudam a compreender a visão do cliente sobre meios de hospedagem e saber o que ele achou mais interessante e/ou importante nos mesmos. Este estudo visa saber quais ações sustentáveis são mais mencionadas nas avaliações online dos hóspedes que visitam hotéis sustentáveis. Foram lidas várias avaliações dos hotéis selecionados e a depender o texto, foi considerado se o hóspede percebeu ou não as ações, e se as mencionou ou não. Pode-se concluir que as ações mais mencionadas são relacionadas à arquitetura, decoração e construção, alimentos e cultivos orgânicos servidos nos hotéis. Notou-se também um baixíssimo número de menções se comparado ao total de avaliações lidas e aos percentuais mostrados nos estudos utilizados como referência. Esse estudo pode contribuir para meios de hospedagem que queiram realizar ações sustentáveis que tenham um maior impacto positivo na visão que o cliente tem do serviço. A pesquisa pode contribuir também para que hotéis possam repensar a maneira como comunicam suas ações sustentáveis, visto que apesar de terem as certificações, muitas dessas ações ainda passam despercebidas pelos hóspedes.

Referências

ABNT (2012). Meios de hospedagem: Sistema de gestão da sustentabilidade. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Rio de Janeiro, 82.

ABNT (2006). NBR 15401: Meios de hospedagem — Sistema de gestão da sustentabilidade — Requisitos. Rio de Janeiro.

Alves, T. J. C (2008). Responsabilidade de hóspedes em relação a variável ambiental: Estudo de caso de dois meios de hospedagem. Tede. Caxias do Sul.

Barozzo, M. M. A (2013). Impacto dos comentários em sites de viagem na intenção de reserva de hotel online – il. Monografia (Bacharelado em Administração),Universidade de Brasília, Brasília.

Cooper, C., Gilbert D., Wanhill, S., Fletcher, J. & Shepherd, R. (2007). Turismo princípios e práticas (3. ed.). Porto Alegre: Brookman.

De Conto, S. M. & Posser, L. (2005). Informações de hóspedes de um meio de hospedagem em relação à escolha do destino turístico determinada pela variável ambiental. Turismo Visão e Ação, 7(3), 493-503.

Dias, R. (2008). Marketing ambiental: Ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. Atlas, São Paulo.

Erdogan, N. & Baris, E (2007). Environmental protection programs and conservation practices of hotels in Ankara, Turkey. Tourism Management, 604–614.

Freitas, A. L. P. & Almeida, G. M. M. (2010). Avaliações do nível de consciência ambiental em meios de hospedagem: Uma abordagem. Sociedade & Natureza, 22(2), 405-417.

Gerondi, G. (2005). Ecoturismo e sistemas de gestão ambiental: Medidas corretivas estão sendo tomadas nos hotéis ecológicos da Serra do Japi / SP. Caderno Virtual de Turismo, 5(2).

Gonçalves, L. C. (2004). Gestão ambiental em meios de hospedagem. Aleph, São Paulo.

Gretzel, U. & Yoo, K. H.(2008). Use and impact of online travel reviews. In P. O’Connor, W. Höpken & U. Gretzel, Information and Communication Technologies in Tourism (pp.35-46). New York: Springer.

Guimarães, C. S.(2006). Práticas de gestão ambiental aplicadas em serviços de hotelaria: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Gestão Integrada em Saúde do trabalho e Meio Ambiente – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro, São Paulo.

Han, H., Hsu, L. J. & Sheu, C. (2010). Application of the theory of planned behavior to green hotel choice: Testing the effect of environmental friendly activities. Tourism Management, 31, 325-334.

Hotel Pousada Canto das Águas. Retirado de <http://www.lencois.com.br/>.

Hotel Verde Green. Retirado de <http://www.verdegreen.com.br/>.

Ideia Sustentável. Retirado de <http://www.ideiasustentavel.com.br/>.

Litvin, S. W., Goldsmith, R. E. & Pan, B. (2008). Electronic word-of-mouth in hospitality and tourism management. Tourism Management, 29(3), 458-468.

Luo, Q. & Zhong, D. (2015). Using social network analysis to explain communication characteristics of travel-related electronic word-of-mouth on social networking sites. Tourism Management, 46, 274-282.

Malta, M. C. M. & Mariani, M. A. P.(2013). Estudo de caso da sustentabilidade aplicada na gestão de hotéis de Campo Grande-MS. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, 15(1), 112–129.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5ª ed.). São Paulo: Atlas.

NBR ISO 14001, (1996). Sistemas de gestão ambiental: Especificações e diretrizes para uso. ABNT, Rio de Janeiro.

Organização Mundial do Turismo (2003). Guia de desenvolvimento do turismo sustentável. Tradução: Sandra Netz. Bookman, Porto Alegre.

Palme, U. & Tillman, A. M. (2008). Sustainable development indicators: How are they used in Swedish water utilities? Journal of Cleaner Production, (16), 1346-1357.

Pertschi, I. K (2006). Gestão ambiental na hotelaria: Um estudo da aplicação de indicadores ambientais. Mestrado em Turismo. Caxias do Sul, RS, Brasil.

Pousada Blumenberg. Retirado de http://www.hotelblumenberg.com.br/.

Pousada Zé Maria. Retirado de <http://www.pousadazemaria.com.br/>.

Santos, N. C. R. & Schimidt, A. S.(2007). A certificação da NBR ISO 14001 e sua implementação: Um estudo de caso. In XIV Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru-SP.

Seiffert, M. E. B. (2011). Gestão ambiental: Instrumentos, esferas de ação e educação ambiental (2ª ed.). São Paulo: Atlas.

Silva, L. M. T., Da Silva, M. P. & Enders, W. T. (2006). Gestão ambiental e desempenho hoteleiro. Um estudo no Pólo Costa das Dunas — RN. Observatório de Inovação do Turismo, I(3).

Swarbrook, J. & Horner, S. (2002). O comportamento do consumidor no turismo. Aleph, São Paulo.

Tsao, Wen-Chin, Hsieh, Ming-Tsang, Shih, Li-Wen, Lin, Tom M. Y. (2015). Compliance with eWOM: The influence of hotel reviews on booking intention from the perspective of consumer conformity. International Journal of Hospitality Management, 46, 99-111.

Trip advisor. Retirado de http://www.tripadvisor.com.br/.

Tubenchlak, D. B., Faveri, D. de, Zanini, M. T. & Goldszmidt, R. (2015). Motivações da comunicação boca a boca eletrônica positiva entre consumidores no Facebook. RAC, 19(1) 107-126.

Yen, Chih-Lun A., Tang, Chun-Hung H. (2015). Hotel attribute performance, eWOM motivations, and media choice. International Journal of Hospitality Management, 46, 79-88.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Nascimento de Oliveira, G., Cavalcanti Falcão de A, M., & Souza, V. (2023). Certificação ambiental na hotelaria: Principais ações mencionadas pelos hóspedes em suas avaliações online sobre empreendimentos hoteleiros certificados. Tourism and Hospitality International Journal, 5(1), 110–134. https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30300