Avaliação dos impactes de um projeto turístico-cultural: o Festival Internacional de Jazz de Loulé
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij8(1)2017.30385Palavras-chave:
Turismo, Semana Santa de Braga, Turistas, ResidentesResumo
A Semana Santa de Braga é um evento que ocorre todos os anos por ocasião das celebrações cristãs da Páscoa. Trata-se de um evento que vem colocando novos desafios à cidade, na medida em que se tem desenvolvido enquanto atividade turística. O objetivo central da investigação consiste em identificar e compreender as principais repercussões da Semana Santa na população residente da cidade de Braga. Metodologicamente, esta investigação baseou-se em fontes primárias, com a aplicação de um inquérito por questionário e duas entrevistas, e secundárias com uma revisão da literatura. Foi aplicado um inquérito por questionário aos residentes do centro histórico, como objetivo avaliar as práticas, perceções e opiniões da população residente da cidade de Braga sobre as festividades. Podemos concluir que a população de forma geral vê com agrado o afluxo de turistas, bem como a dinamização económica e cultural que trazem à cidade.
Referências
Abumanssur, Edin Sued (org.) (2003). Turismo religioso – Ensaios antropológicos sobre religião e turismo. Brasil: Papirus Editora.
Ambrósio, Vítor. (2000). Fátima: Território especializado na recepção de turismo religioso, Lisboa: Instituto Nacional de Formação Turística.
Amirou, Rachid (n.d.). Imaginário turístico e sociabilidades de viagem. Porto: Estratégias Criativas.
Associação Comercial de Braga (2013). Turismo religioso – Promoção e dinamização do turismo religioso como motor de desenvolvimento regional. Braga: Associação Comercial de Braga.
Cohen, Erik & Dann, Graham (1996). Sociology and tourism. In: The Sociology of Tourism. London: Routledge.
Coutinho, Clara Pereira. (2003). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Edições Almedina.
Costa, Luís. (2002). Solenidades da Semana Santa. Braga: Elo Publicidade, Artes Gráficas, S.A.
Eusébio, Celeste & Carneiro, Maria João (2012). Impactes sócio-culturais do turismo em destinos urbanos. In Revista Portuguesa de Estudos Regionais, cidade, 30, 2.º Quadrimestre. Disponível em: http://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/bitstream/10316.2/27461/3/RPER%2030_cap5.pdf. Acesso em: 20-02-2015.
Farhangmehr, Minoo. (1997). Desenvolvimento do turismo. Braga: Universidade do Minho, Escola de Economia e Gestão.
Fernandes, Joaquim Martins (2015). Diário do Minho. Arcebispo adverte que Semana Santa deve promover justiça e humanismo, 30627, 7.
Fortin, Marie-Fabienne (1996). O processo de investigação da concepção à realização. Loures: GLusociência.
Giddens, Anthony. (2005). As consequências da modernidade, Oeiras: Celta Editora.
Giddens, Anthony (2007). Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. In Gonçalves, Eduardo Cordeiro (Ed.) (2010), Dinâmicas de Rede no Turismo Cultural e Religioso. Porto: Edição ISMAI.
Gonçalves, Alexandra Rodrigues. (2003). A componente cultural do turismo urbano como oferta complementar ao produto “sol e praia” – O caso de Faro e Silves. Lisboa: Gabinete de Estudos e Prospetiva Económica; Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo.
Guerra, Luciano (1988). O turismo religioso no mundo de amanhã. Lisboa: Gabinete de Estudos Turísticos do Instituto de novas Profissões.
Hall, C. Michael (2005). El turismo como ciência social da la movilidad, Editorial Síntesis.
Krippendorf, Jost. (1989). Sociologia do turismo – Para uma nova compreensão do lazer e das viagens, Brasil: Civilização brasileira.
Moreira, Carlos Diogo (2007). Teorias e práticas de investigação. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Neto, João B. N. Pereira (1985). Turismo e desenvolvimento num contexto de evolução e mudança cultural. Universidade do Algarve: Santelmo.
Neves, Joana Maria de Oliveira. (2010). Turismo religioso: Espiritualidade, cultura e prática turística? In Santos, Maria da Graça Mouga Poças Santos (Org.), Turismo Cultural, Territórios e Identidades (pp.187-195). Edições Afrontamento.
Pardal, Luís & Correia, Eugénia (1995). Métodos e técnicas de Investigação Social (1ª Edição). Porto: Areal Editores.
Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van (2013). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva Publicações.
Santos, Maria da Graça Mouga Poças (2006). Espiritualidade, turismo e território – Estudo geográfico de Fátima. São João do Estoril: Edição Principia.
Turismo Porto e Norte de Portugal. (2011). Estudo do perfil do turista na Semana Santa em Braga. Braga.
Vilaça, Abílio, Pereira, Varico, et al.. (2008). Turismo cultural e religioso: Oportunidades e desafios para o século XXI. Braga: TurellTCR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 This work is licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.