Reabilitação sustentável de aldeias abandonadas através do turismo. Proposta para a aldeia de Colmeal

Autores

  • Paula Cristina Cunha dos Santos Silva Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal
  • Susana Maria Melo Fernandes Afonso Lucas Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij9(1)2017.30415

Palavras-chave:

Reabilitação, Sustentabilidade, Turismo, Rural

Resumo

Durante anos, assistiu-se ao êxodo de pessoas das aldeias para as cidades, em busca de melhores oportunidades. Estas “fugas” originaram o esquecimento de pequenos aglomerados rurais, deixando para trás o vasto e rico património edificado. O caso de estudo desta investigação é a aldeia de Colmeal, localizada na Beira Alta, região centro e interior de Portugal, desocupada em 1957 por ordem judicial, deixando ao abandono todo o espaço e respetivo edificado existente. A metodologia usada no processo de investigação foi, para além de pesquisa bibliográfica sobre o tema, a visita a aldeias abandonadas, principalmente ao Colmeal, para o desenvolvimento de uma proposta de reabilitação sustentável. As aldeias ainda habitadas agregam dinâmicas de comunidades rurais, com organizações e vivências próprias. As áreas abandonadas possuem história, desenho de conjunto e recursos naturais aptos a usufruir. Importa não perder estas particularidades e o turismo pode dar um forte contributo para o desenvolvimento do processo de revalorização do rural. Recentemente foi construída uma unidade hoteleira no Colmeal, recuperando parte do casario existente e reabilitando o espaço público envolvente, contribuindo para o início da sua revitalização. Os objetivos deste trabalho prendem-se por encontrar soluções sustentáveis de reabilitação do edificado e espaço público e de revitalização de conjuntos habitacionais e rurais abandonados, com base em métodos de projeto e planeamento. Além de reabilitar o edificado com processos e materiais ecológicos e sustentáveis, é essencial criar empregabilidade e fixar habitantes.

Referências

Agência Europeia do Ambiente (2016). Alterações climáticas. Disponível em: http://www.eea.europa.eu/pt/themes/climate/intro.

Carneiro, I. F. (s.d.). O Desenvolvimento Rural em Portugal: caminhos percorridos e por percorrer - A contribuição do programa de Iniciativa Comunitária LEADER para uma Política de Desenvolvimento Rural em Portugal. Em: Políticas Públicas para o Desenvolvimento. Instituto de Ciências Sociais.

Cerdeira Village (2016). Disponível em: http://www.cerdeiravillage.com/#1.

Clube de História de Valpaços (2012). O Colmeal das Donas, uma aldeia fantasma no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Disponível em: http://clubehistoriaesvalp.blogspot.pt/2010/12/o-colmeal-das-donas-uma-aldeia-fantasma.html.

Decreto-Lei n.º 39/2008, de 7 de março - Regime Jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos.

DGADR – Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (2016). Património Rural disponível em: http://www.dgadr.mamao.pt/diversificacao/patrimonio-rural

Expresso, por Katya Delimbeuf (2016). Como abelhas no mel. Disponível em: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-05-22-Como-abelhas-no-mel.

Homify, por Sílvia Astride Cardoso (2016). Uma transformação surpreendente. Disponível em: https://www.homify.pt/livros_de_ideias/708226/uma-transformacao-surpreendente.

Loural Village (2016). Disponível em: http://louralvillage.com/.

Queiroz, F. & Portela, A. M. (2009). Conservação urbana e territorial integrada - Reflexões sobre salvaguarda, reabilitação e gestão de centros históricos em Portugal (1ª ed.). Lisboa: Livros Horizonte.

Schneider, S. (2006). Turismo em comunidades rurais: Inclusão social por meio de atividades não-agrícolas. In Diálogos do Turismo: Uma Viagem de Inclusão. Brasília, Ministério do Turismo.

Villa Pedra Natural Houses (2016). Disponível em: http://www.villapedra.com/pt/index.html.

Vortexmag, por admin (2015). História desconhecida de Portugal: O massacre de Colmeal. Disponível em: http://www.vortexmag.net/historia-desconhecida-de-portugal-o-massacre-de-colmeal/.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Cunha dos Santos Silva, P. C., & Melo Fernandes Afonso Lucas, S. M. (2023). Reabilitação sustentável de aldeias abandonadas através do turismo. Proposta para a aldeia de Colmeal . Tourism and Hospitality International Journal, 9(1), 88–106. https://doi.org/10.57883/thij9(1)2017.30415