Water as an answer to wellness and welfare- more than a life style
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij9(2)2017.30440Palavras-chave:
turismo, turismo saúde / bem-estar, termalismo, impacto socialResumo
A saúde, os SPA’s, a hidroterapia, o turismo, o bem-estar e os interesses económicos tornam-se componentes profundamente interligados, várias situações exigem novas formas de reestruturação social e estilos de vida, mas também abrangem outros ambientes e culturas capazes de proporcionar mais tempo e lazer. Mudanças comportamentais e soluções de bem estar alternativas são apelativos. É nessas situações que os fenômenos de Hidroterapia / SPA e turismo, vindos de tempos passados, com toda a sua gama de atividades, alcançaram grande força, aparecendo também como uma resposta às questões de bem-estar (Leandro, E. et al, 2014). Em 2014, cerca de metade dos clientes que optaram por os utilizar, tinham idades entre 36 e 65 anos (25.300 / p) e 29% entre 16 e 35 anos (15.200 / p). Associado a novos dilemas, que afetam os indivíduos das sociedades atuais, sempre em busca de bem-estar e quando as aspirações humanas não têm fronteiras, as doenças assumem facetas que nem sempre são fáceis de identificar (Carvalho et al.). A procura em Portugal tem vindo a crescer, assim como o impacto deste tipo de desenvolvimento na cultura social, tendo uma grande importância. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como esse impacto exige novas formas de reestruturação social e estilos de vida, mas também abranger outros ambientes e culturas capazes de proporcionar acesso a mais tempo e lazer. Os dados foram obtidos dentro de duas estâncias termais que pertencem à administração pública (câmara municipal), como serviço público (Caldas de Aregos e S. Pedro do Sul) e também da profunda revisão da literatura. Trata-se de uma ponte importante entre os métodos de investigação quantitativa e qualitativa. Foi utilizada uma análise exploratória de dados. Uma análise exploratória é usada para encontrar ideias para uma teoria, mas não para testar essa teoria também. O Termalismo como forma de Bem-estar social alcançado em 2014-2015, tinha uma representação de 56% (comparando com 13% em 2004). No entanto, tende a crescer mais e mais. O bem-estar é a primeira razão para a lealdade dos clientes. Com 51.900 clientes este segmento apresentou um avanço em relação ao ano de 2013, 8,3% (+4,0 mil). Comparado a 2013 com 41.500 clientes usuários (44%) a Hidroterapia clássica diminuiu nos últimos anos (- 10,6% menos 4.900 clientes). A receita desses dois segmentos de hidroterapia (clássica e previdenciária) atingiu 11,7 milhões de euros, o que resultou em queda de 10,6%, equivalente a menos 1,4 milhão de euros, em 2013. (Turismo de Portugal, 2015). Note-se que este tipo de turismo tem vindo a aumentar, e também a demanda crescente, o que contribuiu para melhorar os resultados de entrada para o sector do turismo. A nossa proposta foi alcançada e os dados fornecidos foram importantes. O nível de experiência e operação foi satisfatório, e certamente este é um tema muito importante que deve ser muito mais e melhor analisado. Descobrimos que os SPA’s e a hidroterapia estão cada vez mais inseridos na sociedade portuguesa, em todas as faixas etárias. No futuro precisamos analisar os resultados com mais clareza e desenvolver mais pesquisas nesta importante área.
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