Bath & Alange: two models of thermal spa with a shared cultural heritage
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij9(2)2017.30454Palavras-chave:
Alange, Extremadura, Spa, Bath, Somerset, Património cultural partilhadoResumo
Este artigo centra-se no estudo comparativo entre dois modelos de espaços termais. Em primeiro lugar, discutimos o modelo anglo-saxónico, centrado na cidade de Bath, no Reino Unido. Em segundo lugar, é apresentado um modelo local com o caso das termas de Alange na Extremadura (Espanha), ambos Património Mundial da Humanidade. Encontrámos lendas antigas inspiradas pela adoração da natureza que remontam aos tempos pré-romanos. Têm também um passado comum como termas no tempo dos romanos. Em relação aos seus nomes, ambas as cidades têm nomes muito significativos, que nos dizem muito sobre o seu passado, presente e futuro. Em suma, herdámos de Roma muitas das tradições de saúde e bem-estar e a cultura romana da água oferece-se como um caldeirão de culturas ainda hoje vivas.
Referências
Álvarez, J., Fraiz, J.A., Rio, Mª C. (2013). Q de calidad turística. Barreras a la implantación y certificación. Cuadernos de Turismo, 32, pp.11-35.
Álvarez, L. A. (2012, April). The value of water: the origins and expansion of thermal tourism in Spain, 1750–2010. Journal of Tourism History, 4 (1), pp. 15-34.
Barrios, P., Gómez, J. (2016). Governance Models for Spa and Health Tourism: Bath and Alange. En Ochoa. L., Gomez-Ullate, M, Kamara, A. (Eds.), Cultural Management and Tourism in European Cultural Routes: from theory to practice (pp.124-135). Czestochowa, Polonia: Publishing House of the Research and Innovation in Education Institute. Recuperado de URL [http://publisher.inbie.pl]
Barrios, P., Gómez, J. (2014). La educación artística en torno a los sonidos del agua: Una experiencia integradora. In M. Bartolozzy, V. Méndez (Eds.), El agua como recurso patrimonial y paisajístico (pp.33-38). Cáceres, España: Control P.
Beard, M. (2015). SPQR. London, United Kingdow: CPI Group.
Calero, J. A., Carmona, J. D. (1989). Curiosas costumbres ya perdidas del folclore de bodas de Alange. En Marcos, J., Rodríguez, S. (Eds.). Antropología cultural en Extremadura (pp. 327-331). Mérida, España: Asamblea de Extremadura.
Carmona Barrero, J.D., Calero Carretero, J.A. (2014). Recrear para entender: Una propuesta de reconstrucción de las termas de Alange (Badajoz). En Álvarez, J. Mª, Nogales, T., Rodà, I. (Eds.). Actas del XVIII Congreso de Arqueología Clásica (pp. 165-167). Mérida, España: Gobierno de Extremadura-Unión Europea.
Dunning, R. (2001). Somerset monasteries. Stroud, United Kingdom: Tempus.
Dunning, R. (2008). Bath and Wells. A Diocesan Celebration. Wellington, United Kingdom: Halsgrove Publishing Group.
Fernández-Chiralt, F. (2013). Balnearios en el siglo XXI: ¿Exclusividad o estandarización? In Jornadas Balnearios: Turismo Senior y envejecimiento activo. Ourense, España. Recuperado de URL [http://www.sources-of-culture.com/documents/xi_sintervention/205/64/fernando-fernandez-chiralt--balneario-alange.pdf]
Garrett, S., Gawford, A. (2013). The people who made Wells cathedral move the stone and glass. Macclesfield, United Kingdom: Heritage Films and Publications.
Sánchez Lomba, F. M. (2014). Salud, patrimonio y agua en la cuenca cacereña del tajo. In M. Bartolozzy, V. Méndez (Eds.), Patrimonio cultural vinculado con el agua. Paisaje, urbanismo, arte, ingeniería y turismo (pp. 247-264). Mérida, España: Editora Regional de Extremadura.
Stone, R. (2015, January). Aquae Sulis: The epitome of Roman Syncretization, sincritaisenson with the Cels. From darkness to light. Recuperado de URL [http://www.ancient-origins.net/myths-legends-europe/aquae-sulis-epitome-roman-syncretization-celts-002562]
Topham, I., Parkinson, D., Boothman, N. (2011, May). The Legend of Bladud. Recuperado de URL [http://www.mysteriousbritain.co.uk/england/avon/legends/the-legend-of-bladud.ht]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 This work is licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.