The role of events in the management of visitor’s expectations: A preliminary research

Autores

  • Alexandra Malheiro Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Bruno Sousa Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Mário Rola Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30482

Palavras-chave:

Imagem, Marca, Eventos, City Branding

Resumo

Nos últimos anos, a gestão territorial como marca utilizando ferramentas de marketing até agora utilizadas pelas empresas tem vindo a ganhar terreno. Nesse sentido, mais pessoas responsáveis pelos territórios têm vindo a avançar para a marca de destino a fim de ganhar notoriedade e de se diferenciarem dos seus concorrentes. Embora esta importância tenha vindo a aumentar, existem ainda lacunas na literatura relacionada com esta matéria, dado que, o objectivo deste estudo é compreender qual é o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida de um destino, aplicado ao caso específico do evento "Braga Romana" na cidade de Braga. Foi desenvolvida uma investigação qualitativa e quantitativa para compreender qual é a visão dos responsáveis pelas áreas em estudo, turismo e eventos e a percepção dos visitantes do evento. Os resultados indicam que os eventos culturais, mais especificamente o estudo de caso "Braga Romana", no destino de Braga, desempenham um papel determinante no território. Actuam como um instrumento de publicidade do território, atraem visitantes e ajudam a difundir a imagem de marca do destino. A percepção de qualidade do evento pelos visitantes ajuda a promover a fidelização do destino, contribuindo para a recomendação do destino e para a sua revisitação. Há então uma contribuição deste estudo a diferentes níveis: a literatura contribui através da relação de variáveis já testadas anteriormente, o marketing e a gestão turística contribuem enquanto ferramenta de apoio à gestão do destino e dos eventos turísticos, é também uma contribuição para o desenvolvimento local na perspectiva do objecto de estudo do evento "Braga Romana".

Referências

Alford, P. (1998). Positioning the Destination Product - Can Regional Tourist Boards Learn from Private Sector Pratice? Journal of Travel & Tourism Marketing, 53-68.

Alizadeh, A., Moshabaki, A., Hoseini, S., & Naiej, A. (Janeiro de 2014). The Comparison of Product and Corporate Branding Strategy: a Conceptual Framework. Journal of Business Management, 16, 14-24.

Allen, J., O` Toole, W., McDonnell, I., & Harris, R. (2008). Organização e Gestão de Eventos. (M. P. Toledo, & A. Kramer, Trads.) Campus/Elsevier.

Almeida, P., Miranda, F. J., & Elias-Almeida, A. (2012). Aplicação da análise importância-valor aos componentes da imagem de um destino turístico. Tourism & Management Studies.

Ashoworth, G., & Kavaratzis, M. (Julho/Agosto de 2009). Beyond the Logo: Brand Management for Cities. Journal of Brand Management, 16, 520-532.

Azevedo, A. (2005). Cidades Como Marcas: O Papel da Estratégia de Comunicação no contexto do Marketing Territorial. Em Livro de Actas.

Azevedo, A., Magalhães, D., & Pereira, J. (2011). City Marketing - Myplace in XXI

Balakrishnan, M. S. (2009). Strategic Branding of Destinations: a Framework. European Journal of Marketing, 43, 611-629.

Barrera-Fernández, D., & Hernández-Escampa, V. A. (2017). Impacto de los festivales en el turismo patrimonial: El caso del festival internacional cervantino. International Journal of Scientific Management and Tourism, 47-66.

Bigné, J. E., Sánchez, M. I., & Sánchez, J. (2001). Tourism Image, Evaluation Variables and After Purchase Behaviour: Inter- relationship. Tourism Management, 607-616.

Bivainienè, L., & Sliburytè, L. (2008). The Brand Image As An Element Of Brand Equity. Socialiniai Tyrimai, 22-31.

Blain, C., Levy, S. E., & Ritchie, J. R. (2005). Destination Branding: Insights and Practices from Destination Management Organizations. Journal of Travel Research, 328-338.

Blair, T. C., Kung, S.-F., Shieh, M.-D., & Chen, K.-H. (2014). Competitive Identity of a Nation. The Global Studies Journal, 13-29.

Braga, C. M. (2017). Freguesias. Obtido de Web site da Câmara Municipal de Braga: https://www.cm-braga.pt/pt/0103/municipio/freguesias/apresentacao

Braga, C. M., & Braga, I. (2014). Plano estratégico para o desenvolvimento económico de Braga 2014-2026.

Braga, M. d. (2017). Braga Romana. Obtido de O evento: http://bragaromana.cm-braga.pt/index.php/2016-01-26-18-49-21/braga-romana

Budac, C., & Baltador, L. (2013). The Value of Brand Equity. Procedia, Economics and Finance, 444-448.

Cai, L. A. (2002). Cooperative Branding for Rural Destinations. Annals of Tourism Research, 720-742.

Caldwell, N., & Freire, J. R. (2004). The differences between Branding a Country, a Region and a City: Applying the Brand Box Model. Brand Management, 50-61.

Campelo, A., Aitken, R., Thyne, M., & Gnoth, J. (2014). Sense of Place: The Importance for Destination Branding. Journal of Travel Research, 154-166.

Cardoso, P. R., & Diniz, A. O. (2012). A Marca Cidade Avaliada pelos Seus Residentes: As Dimensões do Seu Valor e a Sua Influência na Satisfação. Cadernos de Estudos Mediáticos, 15-28.

Cardoso, S. (2016). Branding Territorial: O Papel da Imagem no Comportamento de Compra do Turista - O caso do Desrino Arouca.

Carvalho, R., Ferreira, A. M., & Figueira, L. M. (2011). O Contributo dos Eventos Culturais e Criativos para a a Criação de uma Imagem Diferenciadora do Destino Turistico Maduro, O Caso do Festival MED de Loulé, Algarve. International Conference on Tourism & Management Studies.

Castillo-Villar, F. R. (2016). Alcances y Limites de la Marca Ciudad en la Gestión de la Imagen de la Ciudad. Revista Venezolana de Gerencia, 157-171.

Cervantes, V. H. (2005). Interpretaciones del coeficiente alpha de cronbach. Avances en Medición, pp. 9-28.

Chias, J. (2007). Turismo O Negócio da Feliciade. São Paulo: Senac.

Clifton, R., Simmons, J., Ahmad, S., Allen, T., Thompson, A. B., Barwise, P., . . . Smith, S. (2010). O Mundo das Marcas. Lisboa: Edição Atual Editora.

Crompton, J. L. (1979). An Assessment of the Image of Mexico as a Vacation Destination and the Influence of Geographical Location Upon That Image. Journal of Travel Research, 18-23.

Cunha, L. (2007). Introdução ao Turismo (3ª ed.). Lisboa: Editorial Verbo.

Cunha, L., & Abrantes, A. (2013). Introdução ao Turismo (5ª ed.). Lisboa: Lidel.

Da Costa, A. R. (2013). Destination Branding: O Papel dos Stakeholders na Gestão de uma Marca-Destino - O caso da Marca Douro.

De Chernatony, L., & Mcwilliam, G. (1989). The Strategic Implications of Clarifying How Marketers Interpret "Brands". Journal Of Marketing Management.

Deery, M., & Jago, L. (2010). Social impacts of events and the role of anti-social behaviour. International Journal of Event and Festival Management, 8-28.

Deffner, A., & Metaxas, T. (2008). The cultural and tourist policy dimension in city marketing: the case of the olympic municipality of Nea Ionia, Magnesia, Greece. MPRA - Munich Personal RePEc Archieve, 321-342.

Dimanche, F. (2008). From Attractions to Experiential Marketing: The Contributions of Events to" New" Tourism. Change Management in Tourism, 173-184.

Disegna, M., Brida, J. G., & Osti, L. (2011). Authenticity Perception of Cultural Events: A Host- Tourist Analysis. Tourism Culture & Communication.

Évora, I. (2006). Sobre a metodologia qualitativa: experiências em psicologia social. Seminários em Psicologia - Universidade de Lisboa. Lisboa: CESA - centro de estudos sobre África e do desenvolvimento.

Ferreira, J., Sousa, B. M., & Gonçalves, F. (2018). Encouraging the subsistence artisan entrepreneurship in handicraft and creative contexts. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy. https://doi.org/10.1108/JEC-09-2018-0068

Ferreira, A. M., & Martins, A. I. (2007). O Evento FCNC 2005 e o Turismo. Faro: Universidade do Algarve.

Ferreira, L., Aguiar, L., & Pinto, J. R. (2012). Turismo Cultural, Itinerários Turísticos e Impactos nos Destinos. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, 109-126.

Ferreira, M. P., Santos, J. C., & Serra, F. R. (2010). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Figueiredo, D. (2009). Desvendando os mistérios do coeficiente de correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, 18.

Frías-Navarro, D. (2014). Apuntes de SPSS. Universidade de Valencia.

Gaio, S., & Gouveia, L. B. (2007). O Branding Territorial: Uma Abordagem Mercadológica à Cidade. Revista A Obra Nasce, pp. 27-36.

García, J. A., Gómez, M., & Molina, A. (2012). A destination-branding model: An empirical analysis based on stakeholders. Tourism Management, 646-661.

García, Y. (2008). La ciudad como espectáculo. Marketing territorial, internet y atracción turística en Santiago de Compostela ¿Éxito o fracaso? UOC Pappers.

Gauthier, B. (2003). Investigação Social - Da problemática à colheita de dados. Loures: Lusociências.

Ghodeswar, B. M. (2008). Building brand identity in competitive markets: a conceptual model. Journal of Product & Brand Management, 4-12.

Gilmore, F. (2002). A Country - Can it Be Repositioned? Spain - The Success Story of Country Branding. Brand Management, 281-293.

Gómez, A. M. (2006). Creación de una marca de ciudad. V Curso de Dirección Pública Local. Madrid.

Gonçalves, A. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação Social. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais .

González-Morales, D., & Pons-Garcia, C. R. (2013). Image:variable strategic retail and tourism destination. Retos Turísticos, 12-22.

Greaves, N., & Skinner, H. (2010). The Importance of Destination Image Analysis to UK Rural Tourism. Marketing Intelligence & Planning, 486-507.

Guerreiro, M. M. (2008). O Papel da Cultura na Gestão da Marca das Cidades. Mundos Sociais: Saberes e Práticas, 1-12.

Gutiérrez, S. S., & Cámara, R. F. (2011). Determinantes de la Intención del Consumidor de Ir a un Destino Turístico. Aplicacón al caso de "Mundo Maya-México". Cuadernos de Géstion, 11, pp. 75-93.

Hakala, U., Latti, S., & Sandberg, B. (2011). Operationalising Brand Heritage and Cultural Heritage. Journal of Product & Brand Management, 447-456.

Hankinson, G. (2004). Relational network brands: Towards a conceptual model of place brands. Journal of Vacation Marketing, 109-121.

Hankinson, G. (2007). The Management of Destination Brands: Five Guiding Principles Based on Recente Developments in Corporate Branding Theory. Journal of Brand Management, 240-254.

Hankinson, G. (2012). The Measurement of Brand Orientation, its Performance Impact, and the Role of Leadership in the Context of Destination Branding: An Exploratory Study. Journal of Marketing Management, 974-999.

Hanzaee, K., & Saeedi, H. (2011). A Model of Destination Branding for Isfahan City: Integrating the Concepts of the Branding and Destination Image. Interdisciplinary Journal of Research in Business, 12-28.

Hem, L. E., & Iversen, N. M. (2004). How to Develop a Destination Brand Logo: A Qualitative and Quantitative Approach. Scandinavian Journal of Hospitality an Tourism, 83-106.

Hinkle, D. E., Wiersma, W., & Jurs, S. G. (2003). Applied Statistics for the Behavioral Sciences (5ª ed.). Houghton Mifflin.

Hudson, S., & Ritchie, J. R. (2009). Branding a Memorable Destination Experience. The Case of ‘Brand Canada’. International Journal of Tourism Research, 217-228.

Kandampully, J., Juwaheer, T. D., & Hu, H.-H. (. (2011). The Influence of a Hotel Firm´s Quality of Service and Image and its Effect on Tourism Customer. International Journal of Hospitality & Tourism Administration, 21-42.

Kapferer, J.-N. (2008). The New Strategic Brand Management - Creating and Sustaining Brand Equity Long Term (4ª ed.). Kogan Page.

Kavaratzis, M. (2004). From City Marketing to City Branding: Towards a Theoretical Framework for Developing City Brands. Place Branding, 1, pp. 58-73.

Kavaratzis, M., & Ashworth, G. (2006). City Branding: An Effective Assertion of Identity or a Transitory Marketing Trick? Place Branding, pp. 183-194.

Kavaratzis, M., & Asworth, G. (2008). Place Marketing: How did we get here and where are we going? Journal of Place Management and Development, 1, 150-165.

Keller, K. L., & Lehmann, D. R. (2006). Brands and Branding: Research Findings and Future Priorities. Marketing Science, 740-759.

Knox, S., & Bickerton, D. (2003). The Six Conventions of Corporate Branding. European Journal of Marketing, 998-1016.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2012). Marketing (14ª ed.). Mexico: Pearson Educación.

Kotler, P., & D. G. (2002). Country as brand, product, and beyond: A place marketing and brand management perspective. Journal of Brand Management, 249-261.

Lascu, D.-N., & Amesquita, E. R. (2011). Branding the Controversial: Challenges in Destination Branding. Innovative Marketing.

Lascu, D.-N., & Amesquita, E. R. (2011). Branding the Controversial: Challengues in Destination Branding. Innovative Marketing.

Laureano, R. M., & Botelho, M. d. (2017). IBM SPSS Statistics - O Meu Manual de Consulta Rápida (3ª ed.). Lisboa: Edições Silabo.

Marujo, M. N. (Janeiro-Junho de 2014). Turismo e Eventos Culturais: A Festa da Flor na Ilha da Madeira e as Motivações dos Turistas. Investigaciones Turísticas, pp. 71-86.

Marujo, N. (2015). O Contributo do Turismo de Eventos para o Desenvolvimento Turístico de uma Região. Revista DELOS - Desarollo Local Sostenible.

Matias, M. (2010). Organização de Eventos: Procedimentos e Técnicas (5ª ed.). Manole.

Mayes, R. (2008). A Place in the Sun: The Politics of Place, Identity and Branding. Place Branding and Public Diplomacy.

Morales, M. J., & Vela, J. d. (2009). Identidad territorial y promoción turística: la organización de eventos como estrategia de creación, consolidación y difusión de la imagen de marca del territorio. Zer, pp. 277-297.

Morales, M. J., & Vela, J. d. (s.d.). La organización de eventos como estrategia identitaria y evocadora de imagem turística. Estudio de caso: Girona Temps de Flors. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, pp. 73-84.

Moreira, P. H. (2010). Gestão de Marcas Cidade - O caso da Marca Porto Turismo .

Naidoo, P., & Ramseook-Munhurrun, P. (2012). The Brand Image of a Small Island Destination: The case of Mauritius. Global Journal of Business Research, 55-64.

Pardal, L., & Correia, E. (1997). Métodos e Técnicas de Investigação Social. Lisboa: Areal Editores.

Paulo, S. C. (2013). Branding de Destinos Turísticos de Cidade: A Imagem como Determinante para Consolidar o Posicionamento.

Pedro, F., Caetano, J., Christiani, K., & Rasquilha, L. (2005). Gestão de Eventos. Quimera Editores Lda.

Pereira, M. d., dos Anjos, F. A., & Añaña, E. d. (Setembro de 2014). Avaliação da Imagem de um Destino Turístico: o caso de Porto Belo (SC), Brasil. ANPTUR.

Pereira, R. (2009). Towards an understanding of epistemology of the brand concept and its use in tourism. III Congresso Internacional de Turismo de Leiria e Oeste . Leiria.

Pérez-Nebra, A. R., & Torres, C. V. (2010). Medindo a Imagem do Destino Turístico: uma Pesquisa Baseada na Teoria de Resposta ao Item. Revista de Admnistração Contemporânea, 80-99.

Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2008). Análise de dados para ciências sociais. A complementaridade do SPSS (5ª ed.). Edições Silabo.

Petroski, T. A., Baptista, P. d., & Marchetti, R. Z. (2010). Cidades Como Marcas: Análise da Aplicabilidade do Conceito de Personalidade de Marcas ao Contexto de Cidades. XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro.

Phillips, W. J., & Jang, S. (2011). Destination Image Differences between Visitors and Non-Visitors: A Case of New York City. International Journal of Tourism Research, 642-645.

Pike, S. (2005). Tourism Destination Branding Complexity. Journal of Product & Brand Management.

Pimentel, E., Pinho, T., & Vieira, A. (2006). Imagen de la Marca de un Destino Turístico. Turismo - Visão e Ação, 283-298.

Pires, E. R. (2004). As Inter-relações Turismo, Meio Ambiente e Cultura. Estudos.

Pons García, R. C., & Martínez, C. C. (2004). Imagen de destinos turísticos: el caso de Cuba desde el mercado emisor español. Retos Turísticos, 1-27.

Prayag, G. (2007). Positioning the city produt as an international tourist destination: Evidence from South Africa. Tourism-Original Scientific Paper, 139-155.

Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2005). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.

Ribero, I., & Sousa, B. (2016). City marketing and tourism events. An exploratory study of residents regarding the Carnival of Ovar. International Journal of Scientific & Technology Research, 5(10), 18-21.

Ribeiro, J. C., Vareiro, L. C., Fabeiro, C. P., & De Blas, X. P. (2005). Importância da Celebração de Eventos Culturais para o Turismo do Minho-Lima: Estudo de Caso. O Papel das Universidades no Desenvolvimento das Regiões, (pp. 61-76). Faro.

Richards, G. (2015). Developing the Eventful City: Time, space and urban identity. Ajman Urban Planning Conference.

Santos, J. F., Carvalho, R., & Figueira, L. M. (2012). A Importância do Turismo Cultural e Criativo na Imagem de um Destino Turístico. Revista Turismo & Desenvolvimento, pp. 1559-1572.

Saraniemi, S., & Kylänen, M. (2010). Problematizing the Concept of Tourism Destination: An Analysis of Different Theoretical Approaches. Journal of Travel Research.

Sharif, B., & Alimoradi, A. (2011). Toward the Future Tourism Marketing. Journal of Basic and Applied Scientifie Research, 2889-2899.

Shone, A., & Parry, B. (2004). Successful Event Management: A Practical Handbook (2ª ed.). Londres: Thomson Learning.

Silva, X. M. (2012). La organización de eventos como estrategia de comunicación y promoción del territorio en tiempos de crisis. El caso del Xacobeo 2010. III Congeso Internacional Asociacion Española de Investigacion da Comunicación. Tarragona.

Silvestre, H. C., & Araújo, J. F. (2011). Metodologia para a investigação Social. Escolar Editora.

Sousa, B., & Vieira, C. (2018). Um Estudo Sobre a Afetividade Aplicada ao Fenómeno do Futebol: Abordagem na Ótica dos Consumidores. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 293-312. https://doi.org/10.5585//podium.v7i2.282

Sousa, B; Casais, B.; Malheiro, A. & Simões, C. (2017). A experiência e o marketing turístico em contextos religiosos e de peregrinação: o caso ilustrativo dos Caminhos de Santiago. Revista Turismo & Desenvolvimento; nº 27/28, pp.789-800 - e-ISSN 2182-1453.

Sousa, B., & Simões, C. (2010). Comportamento e perfil do consumidor de turismo de nichos. Tékhne-Revista de Estudos Politécnicos, (14), 137-146, ISSN: 1645-9911.

Tinto Arandes, J. A. (2008). La Imagen de Marca de Las Cidades. Provincia, 91-121.

Tsiotsou, R., & Ratten, V. (2010). Future Research Directions in Tourism Marketing. Marketing Intelligence & Planning, 533-544.

Tuominen, P. (1999). Managing Brand Equity. LTA, 65-100.

Turismo, O. M. (2006). Introdução à Metodologia da Pesquisa em Turismo. São Paulo: Roca Lda.

Umbelino, A. F. (2016). A importância de Eventos Culturais na Promoção do território/região - O caso de estudo do Festival Musicas do Mundo.

Vasconcelos, S. & Sousa, B. (2016). A Perspective of the Image in Destination Tourism Regions: An Exploratory Approach in Arouca. International Journal of Multidisciplinary and Current Research, Vol.4 (Sept/Oct), 927-930, ISSN: 2321-3124.

Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo - Planeamento e Organização - Da teoria à prática. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Winfield-Pfefferkorn, J. (Agosto de 2005). The Branding of cities - Exploring city brandind and the importance of brand image.

Zenker, S., Knubben, E., & Beckmann, S. C. (2010). Your City, My City, Their City, Our City - Different Perceptions of a Place Brand by Diverse Target Groups. 6º International Conference Thought Leaders in Brand Management. Lugano- Suiça.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Malheiro, A., Sousa, B., & Rola, M. (2023). The role of events in the management of visitor’s expectations: A preliminary research. Tourism and Hospitality International Journal, 12(1), 32–49. https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30482