Empreendedorismo e turismo sustentável: O caso do Jardim das Esculturas – um atrativo turístico no sul do Brasil

Autores

  • Caroline Ciliane Ceretta
  • Silvia Cheron dos Santos
  • Luciana Davi Traverso
  • Marcelo Ribeiro
  • Gisele Guimarães
  • Mônica Elisa Dias Pons

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij12(2)2019.30610

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Turismo, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo trata sobre o empreendedorismo no turismo na perspectiva da sustentabilidade e do desenvolvimento regional e tem como objetivo analisar se o empreendimento Jardim das Esculturas, localizado no Rio Grande do Sul, Brasil, cumpre com os indicadores de desenvolvimento do turismo sustentável em quatro dimensões: social, econômica, cultural e ambiental. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva, caracterizando-se pelo estudo realizado no empreendimento Jardim das Esculturas, situado na região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como resultado, observa-se que o Jardim das Esculturas, tem como foco a conservação e preservação da biodiversidade (fauna e flora), pois apresenta alta pontuação (83,33%) na dimensão ambiental. A dimensão socioeconômica e a dimensão gestão sustentável atingem, consecutivamente segundo (62,5%) e terceiro (60%) lugar na pontuação. A dimensão com menor pontuação está relacionada ao patrimônio cultural, com apenas 25% dos indicadores analisados. Resumindo, identificou-se que o empreendimento tem singular preocupação ambiental e realiza um trabalho importante para promover o turismo sustentável, embora possa ampliar suas ações para buscar o desenvolvimento turístico sustentável, especialmente no que tange ao patrimônio cultural.

Referências

Cooper, C. et al. (2007). Turismo: Princípios e práticas (3ª ed.). Porto Alegre: Bookmann (Tradução).

Beni, M. C. (2006). Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Aleph.

Pecqueur, B. (2005). O desenvolvimento territorial: Uma nova abordagem dos processos de desenvolvimento para as economias do Sul. Raízes, 24 (01 e 02), 10-22.

Sacco dos Anjos, F. (2011). Indicações geográficas, identidade e desenvolvimento: Um diálogo entre a realidade européia e brasileira. In J. M. Froehlich (org.), Desenvolvimento territorial: Produção, identidade e consumo. Ijuí: Ed. Unijuí.

Sacco dos Anjos, F. (2003). Agricultura familiar, pluriatividade e desenvolvimento rural no sul do Brasil. Pelotas: Editora da UFPel.

Gray, D. E. (2012). Pesquisa no mundo real (2ª ed.). Porto Alegre: Penso.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Ciliane Ceretta, C., Cheron dos Santos, S., Davi Traverso, L., Ribeiro, M., Guimarães, G., & Dias Pons , M. E. (2023). Empreendedorismo e turismo sustentável: O caso do Jardim das Esculturas – um atrativo turístico no sul do Brasil. Tourism and Hospitality International Journal, 12(2), 104–121. https://doi.org/10.57883/thij12(2)2019.30610

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)