A importância da assunção identitária como atributo da experiência e planeamento turísticos – o caso de Ferrel, Portugal

Autores

  • Ana Raquel Saraiva Hermínio  CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria (IPL).
  • António Sérgio Araújo de Almeida CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij21(1)2023.33020

Palavras-chave:

Planeamento sustentável, Turismo cultural, Desenvolvimento Turístico, Turismo de base comunitária

Resumo

O presente artigo, tem como estudo de caso a vila de Ferrel, Peniche Portugal e pretende verificar a adequação do modelo de turismo de base comunitária (TBC) no planeamento e desenvolvimento turísticos de Ferrel. Foi conduzida uma investigação etnográfica e dirigido um inquérito à população. Como resultado, a população identificou os recursos identitários e culturais locais e revelou que o recurso à identidade nas atividades turísticas em desenvolvimento evoca o seu sentimento de pertença. Este é assim um elemento facilitador do envolvimento e apoio comunitário no processo de planeamento e implementação das atividades turísticas e satisfação com o turismo local.

Referências

AD&C DLBC (2015). Estratégia Alto Oeste. Consultado em 1 fev. 2021. Disponível em https://www.quadranteoeste.com/pdr2020/images/Estrat%C3%A9gia_Alto_Oeste.pdf

Amirou, R. (s/d). Imaginário Turístico e Sociabilidades de Viagem. Porto. Edição Estratégias Criativas. pp. 45, 89.

Aroeira, T., Dantas, A.C., Gosling, M.S. (2016). Experiência Turística Memorável, percepção cognitiva, reputação e lealdade ao destino: Um modelo empírico. Revista de Turismo – Visão e Ação, vol. 18. n. 3, pp. 584-610. Consultado em 1 abr. 2020. Disponível em https://www.revtur.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-71512016000300584&lng=pt&nrm=iso

Beeton, S. (2006). Community Development through Tourism. Australia. CSIRO. pp. 89-90.

Bobic S., Akhavan M. (2022). Tourism gentrification in Mediterranean heritage cities. The necessity for multidisciplinary planning. Cities, 124, 103616. Consultado em 10 de set. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tmp.2022.100994

Camacho-Murillo, A., Gounder R., Richardson S. (2021). Regional destination attributes that attract domestic tourists: the role of man-made venues for leisure and recreation. Heliyon, Volume 7, Issue 6, June, e07383. Consultado em 1 de set. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e07383

Câmara Municipal de Peniche. (2009). Magna carta do desenvolvimento futuro de Peniche 2025 - Diagnóstico Estratégico, Estratégia de Desenvolvimento e Programas de Atuação - Desenvolvimento futuro de Peniche 2025. Consultado em 12 de dez. 2018. Disponível em http://www.cm-peniche.pt/_uploads/MagnaCartaPeniche2025/1_Magna_Carta_Diagnostico_Vectores_Desenvolvimento.pdf

Câmara Municipal de Peniche. (2019). Grandes Opções do Plano 2019. Consultado em 20 fev. 2020. Disponível em http://www.cm-peniche.pt/GOP-CamaraMunicipalPeniche

Câmara Municipal de Peniche. (2020). Grandes Opções do Plano 2020. Consultado em 20 fev. 2020. Disponível em http://www.cmpeniche.pt/GOPCamaraMunicipalPeniche

Caria, T. (2003). Experiência Etnográfica em Ciências Sociais. Porto. Edições Afrontamento. pp. 14, 15, 109

Chen, H., Rahman, I. (2017). Cultural tourism: An analysis of engagement, cultural contact, memorable tourism experience and destination loyalty. Tourism Management Perspectives, 26, 153–163. Consultado em 8 de maio 2019. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.10.006

Chiappaa, Del G.; Atzenic M.; Ghasemic V. (2018). Community based collaborative tourism planning in islands: A cluster analysis in the context of Costa Smeralda. Journal of Destination Marketing & Management, 8, 41 48. Consultado em 24 de jul. 2020. Disponível em http://dx.doi.org/10.1016/j.jdmm.2016.10.005

Cornish F., Breton N., Moreno-Tabarez U., Delgado J., Rua M., Aikins A. de-G., Hodgett D. (2023). Participatory action research. Nature Reviews Methods Primers. Consultado em 21 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1038/s43586-023-00214-1

Dimitrovski, D., Lemmetyinen, A., Nieminen, L., Pohjola, T. (2021). Understanding coastal and marine tourism sustainability - a multi-stakeholder analysis. Journal of Destination Marketing & Management, 19, 100554. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2021.100554

European Comission (2013). The European Tourism Indicator System Toolkit for Sustainable Destinations. Consultado em 27 de abr. de 2020. https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/6f6546d4-a9a9-458d-8878-b7232e3a6b78

European Commission (2016). The European Tourism Indicator System ETIS Toolkit for Sustainable Destinations. Consultado em 27 de abr. de 2020. https://travelbi.turismodeportugal.pt/

Fava, B., Azevedo, M., Caldeira, R. (2019). Saboreando o patrimônio imaterial através da memória e do turismo: cozinha passada de geração em geração em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, Vol. 9, Número Especial, Mar., p. 191-208. Consultado em 27 set. 2019. Disponível em http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7018/5222

Ferreira, M. (2005). Plano Estratégico de Turismo de Santiago do Cacém - Natureza e História no Alentejo Litoral. Centro de Estudos de Turismo e Cultura, Instituto Politécnico de Tomar, Portugal. Consultado em 1 de jun. 2020. Disponível em https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/PDTSantiagoCacem.pdf

Ganglmair-Wooliscroft, A., Wooliscroft, B., (2016). Diffusion of innovation: The case of ethical tourism behavior. Journal of Business Research, 69,2711-2720. Consultado em 13 de set. de 2021. Disponível em http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.11.006

Goodwin, H.; Santilli, R. (2009). Community-Based Tourism: a success? ICRT Occasional Paper, 11, 1-37. Consultado em 30 de setembro de 2020. Disponível em https://haroldgoodwin.info/uploads/CBTaSuccessPubpdf.pdf,

Gutierrez, E.L.M. (2023). Re-examining the participation and empowerment nexus: Applications to community-based tourism. World Development Perspectives, September, 100518. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.wdp.2023.100518

Güzel O., Sahin I., Ryan C. (2020). Push-motivation-based emotional arousal: A research study in a coastal destination. Journal of Destination Marketing & Management, 16, 100428. Consultado em 25 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2020.100428

Han, S., Ramkissoon, H., You, E., Kim, M. (2023). Support of residents for sustainable tourism development in nature-based destinations: Applying theories of social exchange and bottom-up spillover. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, 43, 100643. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jort.2023.100643

Higgins-Desbiolles F. (2022). The on goingness of imperialism: The problem of tourism dependency and the promise of radical equality. Annals of Tourism Research, 94, 103382. Consultado em 10 de set. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.annals.2022.103382

Hjalager, A-M. (2020). Land-use conflicts in coastal tourism and the quest for governance Innovations. Tourism Management Perspectives, 94, 104566. Consultado em 24 de jul. 2020. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2020.104566

Imbaya, B.O., Nthiga R.W., Sitati N.W., Lenaiyasa P. (2019). Capacity building for inclusive growth in community-based tourism initiatives in Kenya. Tourism Management Perspectives, 30, 11–18. Consultado em 24 de jul. 2020. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tmp.2019.01.003

Ji, J. & Wang, D. (2022). Regional differences, dynamic evolution, and driving factors of tourism development in Chinese coastal cities. Ocean and Coastal Management, 226, 106262. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.ocecoaman.2022.106262

Jingyi, L., Chung-Shing, C. (2018). Local cultural vicissitudes in regional tourism development: A case of Zhuhai,Tourism Management Perspectives 25 (2018) 80–92. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.11.016

Jones-Hooker C., Tyndall D. (2023). Application of case study research and ethnography methods: Lessons learned. Applied Nursing Research, 73, 151713. Consultado em 20 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.apnr.2023.151713

Junaid, I., Sigala M., Banchit A. (2021). Implementing community-based tourism (CBT): Lessons learnt and implications by involving students in a CBT project in Laelae Island, Indonesia. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 29, 100295. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jhlste.2020.100295

Junta De Freguesia de Ferrel. Consultado em 29 de ago. 2023. Disponível em http://www.freguesiadeferrel.pt/

Kapera, I. (2018). Sustainable tourism development efforts by local governments in Poland. Sustainable Cities and Society, Volume 40, July, 581-588. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.scs.2018.05.001

Kim, J-H. (2014). The antecedents of memorable tourism experiences: The development of a scale to measure the destination attributes associated with memorable experiences. Tourism Management, 44, 34-45. Consultado em 8 de maio 2019. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.02.007

Leal, J. (2013, janeiro). Cultura, Património Imaterial, Antropologia. In Atas do Colóquio Internacional Políticas Públicas para o Património Imaterial na Europa do Sul: percursos, concretizações, perspetivas, 1ª ed., Direção-Geral do Património Cultural, pp. 131-144.

Lee, H., Bonn, M., Reid, E., Kim, W., (2017). Differences in tourist ethical judgment and responsible tourism intention: An ethical scenario approach. Tourism Management, 60, 298-307. Consultado em 20 de set. de 2021. Disponível em http://dx.doi.org/10.1016/j.tourman.2016.12.003

Lee, T. H., Jan, F.-H. (2018). Can Community-based tourism contribute to sustainable development? Evidence from residents’ perceptions of the sustainability. Tourism Management, 70. 368-380. Consultado em 8 de maio 2019. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.09.003

Leong A. M. W., Yeh S.S., Hsiao Y.C., Huan T.C. (2015). Nostalgia as travel motivation and its impact on tourists' loyalty. Journal of Business Research, 68, 81–86. Consultado em 25 de ago. 2023. Disponível em http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2014.05.003

Liu, J., Na, K., Jang, S. (2020). A model of tourists’ civilized behaviors: Toward sustainable coastal tourism in China. Journal of Destination Marketing & Management, 16, 100437. Consultado em 20 de set. de 2021. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2020.100437

Llosa, M.V. (2012). A Civilização do Espetáculo. Lisboa. Quetzal Editores. p.26.

Mahadevan J., Moore F., (2022). A framework for a more reflexive engagement with ethnography in International Business Studies. Journal of World Business, 58, 101424. Consultado em 20 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jwb.2022.101424

Matteucci, X., Koens K., Calvi L., Moretti S. (2022). Envisioning the futures of cultural tourism. Futures, Volume 142, September, 10301. Consultado em 3 de set. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.futures.2022.103013

Ministério do ambiente, Ordenamento do Território e Energia (2015). Cidades Sustentáveis 2020. Direção Geral do Território. Ed. Digital. ISBN 978-989-8785-03-9. Consultado em 7 de dez. de 2018. Disponível em https://www.dgterritorio.gov.pt/

Moayerian, N., McGehee N. G., Stephenson M. O. Jr., (2022). Community cultural development: Exploring the connections between collective art making, capacity building and sustainable community-based tourism. Annals of Tourism Research, 93, March, 103355. Consultado em 2 set. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.annals.2022.103355

McCombes L., Vanclay F., Evers Y. (2015). Putting social impact assessment to the test as a method for implementing responsible tourism practice. Environmental Impact Assessment Review, 55, 156–168. Consultado em 7 de ago. 2023. Disponível em http://dx.doi.org/10.1016/j.eiar.2015.07.002

ONU (2015). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030: Transformar o nosso Mundo: a

Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030. Consultado em 3 de jan. de 2019 disponível em sustainabledevelopment.un.org

Panwanitdumrong, K., Chen, C-L., (2021). Investigating factors influencing tourists' environmentally responsible behavior with extended theory of planned behavior for coastal tourism in Thailand. Marine Pollution Bulletin, 169, 112507. Consultado em 12 de ago. de 2021. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2021.112507

Pestana M.H., Artur Parreira A., Moutinho L. (2020). Motivations, emotions and satisfaction: The keys to a tourism destination choice. Journal of Destination Marketing & Management, 16, 100332. Consultado a 25 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2018.12.006

Pereiro, X., & Fernandes, F. (2018). Antropologia e turismo: Teorias, métodos e praxis. El Sauzal, Tenerife: Pasos Edita, pp. 178-466. Consultado em 20 de set, 2021. Diponível em https://www.pasosonline.org/Publicados/pasosoedita/PSEdita20.pdf

Rahmafitria, F., Pearce P., Oktadiana H., Pugro, H. (2020). Tourism planning and planning theory: Historical roots and contemporary Alignment. Tourism Management Perspectives, 35. Consultado em 7 de jul. 2020. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100703

Ramos, C., Rodrigues, J. (2017). Turismo e Tecnologia: Qualificando a Experiência do Turista Religioso. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 9(I), pp. 32-48. Consultado em 30 de set. 2019.Disponível em http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v9i1p032.

Registo Nacional de Turismo – Turismo de Portugal. Consultado em 29 de ago. 2023. Disponível em https://rnt.turismodeportugal.pt

Silva, G. (2012, Outubro 10). Projeção mundial da 'Capital da onda' aumenta turismo em Peniche. Diário de Notícias. Consultado em 5 dez. 2018. https://www.dn.pt/desporto/outras-modalidades/projecao-mundial-da-capital-da-onda-aumenta-turismo-em-peniche-2814754.html

Silvano, F. (2017). Antropologia do Espaço. Lisboa. DOCUMENTA. pp. 20-21.

SREA (2005, 2007). Estudo sobre as atitudes dos residentes face ao turismo nos Açores. Consultado em 27 de abr. 2020. https://srea.azores.gov.pt/

SREA (2018). Inquérito aos residentes sobre o turismo nos Açores. Consultado em 27 de abr. 2020. https://srea.azores.gov.pt/

Thaler G. M. (2021). Ethnography of environmental governance: Towards an organizational approach. Geoforum, 120, 122–131. Consultado em 21 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2021.01.026

Thelwall M., Nevill T. (2021). Is research with qualitative data more prevalent and impactful now? Interviews, case studies, focus groups and ethnographies. Library and Information Science Research, 43, 101094. Consultado em 21 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.lisr.2021.101094

Turismo de Portugal (2017). Estratégia Turismo 2027 — Liderar o Turismo do Futuro. Consultado em 16 de maio de 2019. Disponível em www.turismodeportugal.pt

UNEP & UNWTO (2005). Making Tourism More Sustainable: A Guide for Policy Makers. UNWTO Publications, Madrid. Consultado em 7 de ago. 2023. https://wedocs.unep.org/

UNESCO (2003, outubro). Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Apresentada em Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Paris. Disponível em https://ich.unesco.org/doc/src/00009-PT-Portugal-PDF.pdf, [consultado em 18-01-2019].

Ventura, S. (2010). Góis: bases para um plano estratégico de desenvolvimento do turismo. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Consultado em 1 de jun. 2020. Disponível em https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/2407

Villamediana-Pedrosa J. D., Vila-Lopez N., Kuster-Boludab I. (2020). Predictors of tourist engagement: Travel motives and tourism destination profiles. Journal of Destination Marketing & Management, 16, 100412. Consultado a 25 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2020.100412

Woo, E., Kim, H., Uysal, M. (2015). Life Satisfation and Support for Tourism Development. Annals of Tourism Research, 50, 84-97. Consultado em 30 de out. 2018 https://doi.org/10.1016/j.annals.2014.11.001.

WTO (2004). Indicators of Sustainable Development for Tourism Destinations A Guide Book. Consultado em 27 de abr. de 2020. Indicators of Sustainable Development for Tourism Destinations A Guidebook (English version) | World Tourism Organization (e-unwto.org)

Yoon Y., Uysal M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: a structural model. Tourism Management, 26, 45–56. Consultado em 30 de ago. 2023. Disponível em doi:10.1016/j.tourman.2003.08.016

Yu Q., Pickering R., Geng S., Yen D. (2021). Thanks for the memories: Exploring city tourism experiences via social media reviews. Tourism Management Perspectives, 40, 100851. Consultado em 3 de ago. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tmp.2021.100851

Zang, P., Wang, J., Li R. (2023). Tourism-type ontology framework for tourism-type classification, naming, and knowledge organization. Heliyon, 9, e15192. Consultado em 30 de jun. 2023. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2023.e15192

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Hermínio , A. R. S., & Almeida, A. S. A. de. (2023). A importância da assunção identitária como atributo da experiência e planeamento turísticos – o caso de Ferrel, Portugal. Tourism and Hospitality International Journal, 21(1), 97–124. https://doi.org/10.57883/thij21(1)2023.33020