O turismo está na moda?

Tecendo saberes sobre a relação entre turismo e moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij23(1)2024.38907

Palavras-chave:

Turismo, Moda, Consumo, Cultura

Resumo

Moda e turismo são fenômenos contemporâneos que simbolizam as transformações da sociedade, provenientes das relações socioculturais e econômicas do seu entorno. Na busca por elucidar a sinergia entre esses dois campos de estudo, esta pesquisa discute se há e como acontece a correlação entre turismo e moda. Ao estabelecer vínculo entre ambos, vislumbra-se uma relação colaborativa, na qual cada setor beneficia o outro de forma direta ou indireta. O estudo aponta que moda e turismo transitam no campo da subjetividade das emoções, concebendo ao desejo, ao prazer, ao luxo e às experiências aptidões que favorecem seu consumo e sua expansão.

Biografias Autor

Adson de Lima Claudino, Federal University of Rio Grande do Norte

PhD student in Tourism at PPGTur/UFRN. Master's in Tourism from PPGTur/UFRN. Bachelor's degree in Tourism from UFRN. Fashion Design Technologist at IFRN. Events Technician at IFRN. E-mail: adsonlc@hotmail.com

Ricardo Lanzarini, Federal University of Rio Grande do Norte

PhD in Human Sciences with a Post-Doctorate in Leisure and Tourism. Permanent Professor in the Postgraduate Program in Tourism (PPGTUR) and the Department of Tourism (DETUR) at UFRN. E-mail: ricardo.lanzarini@ufrn.br

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Publicado

2024-10-28

Como Citar

Claudino, A. de L., & Lanzarini, R. (2024). O turismo está na moda? : Tecendo saberes sobre a relação entre turismo e moda. Tourism and Hospitality International Journal, 23(1), 102–122. https://doi.org/10.57883/thij23(1)2024.38907