O turismo está na moda?
Tecendo saberes sobre a relação entre turismo e moda
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij23(1)2024.38907Palavras-chave:
Turismo, Moda, Consumo, CulturaResumo
Moda e turismo são fenômenos contemporâneos que simbolizam as transformações da sociedade, provenientes das relações socioculturais e econômicas do seu entorno. Na busca por elucidar a sinergia entre esses dois campos de estudo, esta pesquisa discute se há e como acontece a correlação entre turismo e moda. Ao estabelecer vínculo entre ambos, vislumbra-se uma relação colaborativa, na qual cada setor beneficia o outro de forma direta ou indireta. O estudo aponta que moda e turismo transitam no campo da subjetividade das emoções, concebendo ao desejo, ao prazer, ao luxo e às experiências aptidões que favorecem seu consumo e sua expansão.
Referências
Bada, O. (2013). The emerging role of fashion tourism and the need for a development strategy in Lagos, Nigeria: Case study: Lagos Fashion and Design Week. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Centria University of Applied Sciences. https://core.ac.uk/download/pdf/38093724.pdf
Barbosa, Y. M. (2002). História das viagens e do Turismo. Aleph
Barretto, M. (2003). Manual de iniciação ao estudo do turismo. (13a. ed). Papirus
Beni, M. C. (1990). Sistema de Turismo - SISTUR: Estudo do Turismo face à moderna Teoria de Sistemas. Revista Turismo Em Análise, 1(1), 15-34. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v1i1p15-34
Calanca, D. (2008). História social da moda. [Tradução de Renato Ambrosio]. (2a. ed). Editora Senac São Paulo
Campos, A. Q., & Rech, S. R. (2010). Considerações sobre moda, tendências e consumo. Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte, 3(3), 170-198. http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2015/01/05_IARA_vol3_n3_Dossie.pdf
Caraciola, C. B. (2019). A influência da Moda na Sociedade Contemporânea. Arquivos Do CMD, 6(2), 79–93. https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22220
Costa, E. R. C. (2012). Turismo Gourmand: o luxo e a gastronomia como vetores para o apetite de viajar. Turismo e Sociedade, 5(1), 310-339. http://dx.doi.org/10.5380/tes.v5i1.26584
D’Angelo, A. C. (2004). Valores e significados do consumo de produtos de luxo. [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/4845
Debom, P. (2018). Moda: nascimento, conceito e história. Veredas da História, 11(2), 7-25. https://doi.org/10.9771/rvh.v11i2.47876
Dias, R. (2011). Introdução ao turismo. Atlas
Elman, D., & Bono, L. (2014). Análise das experiências de viagens e seu impacto nas referências de moda das viajantes. Competência − Revista da Educação Superior do Senac, 7(2), 161-174. https://doi.org/10.24936/2177-4986.v7n2.2014.204
Figueiredo, S. L., & Ruschmann, D. V. M. (2008). Estudo genealógico das viagens, dos viajantes e dos turistas. Novos Cadernos NAEA, 7(1). 155-188. http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v7i1.40
Fogg, M. (2013). Tudo sobre moda. [Tradução de Débora Chaves, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski]. Sextante
Godart, F. (2010). Sociologia da moda. [Tradução de Lea P. Zylberlicht]. Editora Senac São Paulo
Jafari, J., & Ritchie, J. R. B. (1981). Toward a framework for tourism education: problems and prospects. Annals of tourism research, 8(1), 13-34. https://doi.org/10.1016/0160-7383(81)90065-7
Kreitlow, F. F. V. (2018). Turismo de negócios e moda popular: percepções de turistas e residentes acerca do Centro Fashion Fortaleza. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual do Ceará. https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=85728
Krippendorf, J. (2006). Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Aleph
Linke, P. P., Do Bem, N. A., & Sifuentes, M. L. (2021). A moda como representação social e algo além da indumentária. Anais do XII Encontro Internacional de Produção Científica da UNICESUMAR. Universidade Cesumar, 1-7. https://www.unicesumar.edu.br/anais-epcc-2021/wp-content/uploads/sites/236/2021/11/703.pdf
Lipovetsky, G. (2009). O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. [Tradução de Maria Lúcia Machado]. Companhia das Letras
Lipovetsky, G., & Roux, E. (2005). O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. [Tradução de Maria Lúcia Machado]. Companhia das Letras
Miranda, A. P. (2017). Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. (2a. ed). Estação das Letras e Cores
Moesch, M. (2000). A produção do saber turístico. Contexto
Moura, L. L. (2018). Moda como expressão de identidade no mundo contemporâneo. [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Sergipe. https://ri.ufs.br/handle/riufs/9290
Palomino, E. (2013). A moda. (4a. ed). Publifolha
Panosso Netto, A. (2011). Filosofia do Turismo. (2a. ed). Aleph
Perinotto, A. R. C., Carmarço, J. C. F., Braga, S. de S., & Malta, G. A. P. (2019). Histórico e análise da hotelaria de luxo no Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, 9(1), 219-247. https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7107
Pierini, M. C. (2019). La cultura della moda come driver per il turismo. ZoneModa Journal, 9(2), 185–193. https://doi.org/10.6092/issn.2611-0563/10050
Queiroz, B. S., & Strehlau, S. (2022). As transformações do consumo de luxo: uma revisão sistemática da literatura sobre o luxo não convencional e direções para pesquisas futuras. Anais do XLVI Encontro da ANPAD. http://anpad.com.br/uploads/articles/120/approved/e0f48a1058f0f0204b22d4a2fd6f18ae.pdf
Rodrigues, C. G. de O. (2014). Os estranhos fornecedores de prazer: uma crítica à alienação no turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(21/22), 395-403. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11295
Ross Lopes, C. R. (2023). Percursos dos estudos da história do vestuário e da moda. Revista Prâksis, 1, 99–125. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2841
Sant’Anna, M. R. (2014). Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. (2a. ed). Estação das Letras e Cores
Silva, C. M. da G. (2020). “O perfil do consumidor no mercado de moda de luxo”. [Dissertação de mestrado]. Instituto Superior de Gestão. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/34094
Simmel, G. (2008). A moda. IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte, 1(1), 163-188. http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2015/01/07_IARA_Simmel_versao-final.pdf
Skivko, M. (2016). Touring the fashion: Branding the city. Journal of Consumer Culture, 16(2), 432–446. https://doi.org/10.1177/1469540516635806
Svendsen, L. (2010). Moda: uma filosofia. [Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges]. Zahar
Tonini, H. (2009). Economia da experiência: o consumo de emoções na Região Uva e Vinho/RS. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 3(1). https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.138
Trigo, L. G. G. (2003). A Sociedade Pós-Industrial e o Profissional em Turismo. (7a. ed). Papirus
Trigo, L. G. G., & Mazaro, R. (2012). Movimentos Globais e Cenários em Turismo: uma realidade dinâmica, uma viagem ao futuro. Revista Turismo Em Análise, 23(3), 486-508. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p486-508
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Adson de Lima Claudino, Ricardo Lanzarini

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.