MARKETING EM SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: PRÁTICAS E RESULTADOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS.

  • Ernani Júnior
  • Sheldon Silva
  • Jackson Gonçalves

Resumo

Em um mundo cada vez mais competitivo e influenciado pelas transformações tecnológicas e culturais, a busca por vantagens competitivas movimenta todos os setores profissionais, mas de maneira especial o de serviços que se mostra cada vez mais importante na atual conjuntura econômica. Este estudo destina-se a verificar a utilização de marketing por profissionais do setor odontológico em um ambiente local de vasta concorrência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a trinta profissionais de diferentes estabelecimentos odontológicos no sul de Minas Gerais. Os resultados se mostraram em acordo com trabalhos anteriores, ressaltando a importância da comunicação “boca a boca” como forma de divulgação mais eficaz no segmento odontológico. Além disso, reforça a importância e pouca utilização do marketing de relacionamento externo, realizado fora do consultório ou clínica odontológica e traça o esboço das formas de utilização de propaganda e publicidade, do cálculo dos preços estabelecidos e das variáveis envolvidas no processo de escolha dos clientes, sob a ótica dos profissionais de odontologia.
Publicado
2015-09-22
Secção
Artigos