Construção e Validação de um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14378Resumo
Tendo em conta a importância assumida das bolas paradas (BP), como elementos decisivos no desenvolvimento e decisão nos jogos de futebol, procuramos construir e validar um Sistema de Observação em Competição no Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP), sustentado pela metodologia observacional e suportado por um software técnico de análise de jogo (Videobserver).
O estudo, referente à validação do sistema, foi constituído por uma amostra de 80 ações de bolas paradas observadas numa das partes de um jogo de futebol do Campeonato Nacional de Juvenis de Sub-17. A metodologia de desenvolvimento do sistema de observação adotou os seguintes passos: definição de critérios (e respetivas categorias); seleção e adequação do instrumento; aperfeiçoamento e validação facial do sistema por experts; validação propriamente dita do sistema (intra e inter-observadores) e aplicação do estudo piloto.
Os resultados demonstraram que o Sistema de Observação em Competição de Futebol de Bolas Paradas (SOCFutBP) mostrou-se coerente em relação aos objetivos para o qual foi concebido uma vez que todos os critérios apresentaram valores de K superiores a 0.75, o que nos permite afirmar que o sistema permite, de forma consistente, analisar as bolas paradas no futebol.
Palavras – Chave: Futebol, Bolas Paradas, Observação e Análise de Jogo, Sistema de Observação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.