As Necessidades de Formação dos Treinadores de Basquetebol
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14392Resumo
Os modelos da formação de treinadores de desporto têm sido, nos últimos anos, um dos temas mais discutidos no desporto. É possível verificar inúmeras análises e propostas para os diferentes modelos de formação, por parte de investigadores nacionais e internacionais, provenientes de diferentes modalidades desportivas. Estes estudos, tal como o presente, tem como objetivo detetar as prioridades necessárias para um modelo ideal de formação, com o qual podia ser elevado o nível de conhecimentos e das competências dos treinadores.
Para este efeito aplicou-se um questionário a treinadores de basquetebol em Portugal sobre o Programa Nacional da Formação de Treinadores, e que versava as competências apresentadas nas dimensões dos "Saberes", "Saberes-Fazer" e "Saberes-Ser" dos referenciais de formação geral de Grau I, II e III. Os resultados obtidos através da auto-perceção e da valorização de competências para cada um dos Graus, demostraram que existem necessidades de formação em todos os grupos de treinadores. Por outro lado, foi possível identificar que, os treinadores mais qualificados, ou seja, de maior grau profissional, apresentam necessidades de formação também diferenciadas ao nível das competências profissionais no domínio dos diversos "saberes".
Palavra-chave: Modelo de Formação, Auto-percepção de Competências, Necessidades de Formação, Conhecimento, Treinador, Basquetebol
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