A importância do uso de materiais lúdicos e jogos na educação de infância
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20671Palavras-chave:
Materiais lúdicos, Jogos, Desenvolvimento e AprendizagemResumo
O estudo dos materiais lúdicos e dos jogos e sua articulação com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças nas creches e jardins de infância tem vindo a assumir cada vez maior relevância junto da comunidade científica. Na presente investigação, sentiu-se a necessidade de aprofundar o estudo deste tema pelo que se desenhou a seguinte questão: Qual a importância dos materiais lúdicos, sobretudo dos jogos, no dia a dia das crianças em idade pré-escolar? No que respeita à metodologia, optou-se por um estudo qualitativo com aplicação de entrevistas e um inquérito por questionário. Participaram no estudo cinco educadoras de infância e dois especialistas de instituições educativas e de apoio à infância. Os resultados indicam que através dos materiais lúdicos, com destaque para os jogos, as crianças desenvolvem a sua imaginação e a sua autonomia e aprendem a respeitar regras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.