DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA VARIEDADE DE FAVA “HISTAL” PARA INDÚSTRIA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i3.21328Palavras-chave:
Componentes do rendimento, crescimento, desenvolvimento, exportação e restituições de nutrientes, Vicia faba L.Resumo
A fava para indústria desempenha uma importante função agronómica e ambiental nos sistemas de produção do Vale do Tejo. Em 2019 procedeu-se à monitorização do desenvolvimento e crescimento da variedade de faveira Histal cuja produção se destina à indústria para congelação. Observaram-se e registaram-se as fases de desenvolvimento, a população potencial e produtiva, o peso verde e o peso seco da planta. Foram avaliados os componentes de rendimento e a quantidade de macronutrientes extraídos e restituídos ao solo. A população produtiva foi de 8,7 plantas/m2, o que representou uma emergência de 90% da população potencial. O número médio de ramificações por planta foi de 5,3. Em média cada planta produziu 18 vagens comerciais (60% do número total) que originaram 75,5 grãos/planta. As condições meteorológicas adversas, ao longo do ciclo cultural, tiveram um impacto negativo na fase de floração e vingamento das vagens, condicionando a produtividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.