PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973Palavras-chave:
desigualdade, educação, pandemia, TICResumo
A treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.