PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA

Autores

  • Isabel Chagas Godinho Instituto Politécnico de Santarém
  • Teresa Chagas Agrupamento de Escolas de Sampaio, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973

Palavras-chave:

desigualdade, educação, pandemia, TIC

Resumo

A treze de março de 2020, aquando do encerramento das escolas, no lugar do Zambujal, uma pequena escola rural com apenas duas turmas viu-se a braços com a difícil tarefa de continuar a assegurar as aprendizagens dos seus alunos pertencentes a famílias de poucas posses e sem meios tecnológicos. Neste estudo exploratório pretendemos verificar quais as dificuldades e mais valias sentidas pela professora titular de turma e pelos alunos na adaptação ao ensino remoto, através do relato da professora e tentar perceber como isso afetou as notas dos alunos. Não foi possível tirar conclusões no que respeita às avaliações, devido a uma mudança nos critérios de avaliação, mas a professora notou maior autonomia na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e maior motivação para o ensino presencial.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Godinho, I. C., & Chagas, T. (2020). PANDEMIA NUMA ESCOLA DE ALDEIA. Revista Da UI_IPSantarém, 8(4), 72–79. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21973