Programas de desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças do 1ª ciclo do ensino básico

Autores

  • Mariana Quaresma de Oliveira Fernandes Casa de Saúde Rainha Santa Isabel
  • Catarina Pombo Antunes
  • Cândida Loureiro Escola Superior de Enfermagem de Coimbra https://orcid.org/0000-0003-4135-6217

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.28840

Palavras-chave:

Enfermagem, Programa, Competências socioemocionais, Crianças,

Resumo

A base para uma boa saúde mental é definida nos primeiros anos da infância e da adolescência, defendendo-se assim o investimento na promoção da saúde mental das crianças e jovens como estratégia da obtenção de ganhos em saúde dos adultos. No âmbito da saúde escolar, a capacitação para a saúde mental centra-se, também, na promoção de competências socioemocionais. A promoção da saúde, realizada pelos enfermeiros de cuidados gerais, é um dos enunciados descritos nos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem.

Objetivos: Identificar quais as competências socioemocionais mais sensíveis aos programas de intervenção em contexto escolar; Conhecer o impacto de programas de intervenção na promoção das competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura partindo da questão de investigação: Qual o impacto de programas de intervenção na promoção de competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico? Realizada pesquisa através das plataformas B-ON e EBSCOhost, em diversas bases de dados, de 2012 a 2020.

Resultados: Após o processo de seleção, foram eleitos cinco artigos. Estes salientam que a implementação deste tipo de programas tem um impacto positivo nas relações interpessoais, autoestima, cooperação social, rendimento académico, estratégias de coping positivo na resolução de conflitos e bem-estar emocional das crianças.

Conclusões: Compreendeu-se a importância da implementação de programas dirigidos às crianças, dotando-as de competências para enfrentar as adversidades ao longo da vida. Assim, o papel do enfermeiro é fundamental para a promoção da saúde mental e prevenção de doenças mentais a longo prazo.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Quaresma de Oliveira Fernandes, M. ., Pombo Antunes, C., & Loureiro, C. (2023). Programas de desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças do 1ª ciclo do ensino básico . Revista Da UI_IPSantarém, 11(1), e28840. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.28840

Edição

Secção

Artigos