Políticas de Apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas (MPME) em Angola. Estudo de Caso: Luanda – Município de Cacuaco
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29076Palavras-chave:
MPME, Políticas de apoios, Programa, FinanciamentoResumo
O objetivo geral deste trabalho foi analisar as políticas de apoio às micro, pequenas e médias empresas em Angola. Os objetivos específicos foram: identificar a tipologia de negócio das pequenas e médias empresas em Cacuaco face as oportunidades; verificar as possibilidades do financiamento às MPME no município de Cacuaco; identificar os principais obstáculos que limitam o desenvolvimento das MPME no um município de Cacuaco; constatar as políticas do governo alinhadas às MPME em Angola. Neste estudo optou-se pela metodologia descritiva, com uma abordagem quantitativa, com informações coletada a partir de fontes documental, associado a um inquérito realizado por questionário aplicado aos pequenos e médios empresários do município em um universo de mais 500 MPME, consideramos uma amostra de 100 inqueridos, para essa pesquisa, de referenciar que os dados recolhidos foram exclusivamente para fins académicos, como ferramenta de tratamento de dados, usou-se Microsoft Excel dos dados obtidos a partir do inquérito. O resultado dos dados analisados revelou que as MPME no município de Cacuaco carecem de apoios, com realce para os financeiros, institucionais e formação de capacitação. Deveria haver mais cedências de espaços físico para o desenvolvimento do negócio. Existe ainda um excesso de burocracia das instituições no processo de legalização das MPME (e com isso muitos atuam na ilegalidade) e dificuldade no acesso a financiamento por parte das instituições financeiras (os empresários das MPME em Cacuaco, na sua maioria, começaram o seu negócio com capital próprio e desconhecem as linhas de apoios as MPME que o governo disponibilizou).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Conceição da Silva Faria da Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.