Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29101Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, qualidade de ensino, reformas curriculares, subsistemas, transformação digitalResumo
O foco principal desta pesquisa é compreender o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique através da discussão de: Reformas Curriculares; a Reforma Curricular e o Processo de Ensino e Aprendizagem; o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique (Reforma do Ensino Secundário Geral (ESG); Reforma na Educação Superior; Ensino Técnico Profissional e; Reforma da formação de professores); A Política de Tecnologias e a transformação digital e; Qualidade de Educação. No tocante a metodologia a pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como descritiva. Findo o estudo concluiu-se que, a reforma curricular em Moçambique afere o ensino que forma cidadãos capazes de saber, saber ser, estar e conviver com os outros e saber fazer. Esta forma de pensar o ensino, fez com que se introduzissem novas disciplinas e restruturado o ensino e aprendizagem. Em suma, a reforma curricular em Moçambique para a melhoria da qualidade do ensino é essencial, sendo que a mesma favorece a compreensão das diferenças no âmbito educacional, onde se analisa, que as escolas quando buscam adquirir tais adaptações curriculares, de fato, são escolas capazes de contemplar e respeitar a multiplicidade de sujeitos que compõem ou não a sala de aula, de forma democrática, inclusiva, ética e moral. A transformação digital das escolas e do processo de ensino e aprendizagem é crucial para a modernidade e desenvolvimento de todas as formas de competências
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