A Moeda Digital no apoio à inclusão financeira em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29114Palavras-chave:
dinheiro móvel, desenvolvimento, inclusão social, plataformas digitaisResumo
Este artigo analisa como a moeda digital, e a sua integração com plataformas e outros serviços tende a levantar questões no que respeita à concorrência entre o dinheiro privado e o dinheiro público. Numa economia digital, o dinheiro pode efetivamente desaparecer, e os pagamentos podem centrar-se em plataformas sociais e económicas em vez da prestação de crédito dos bancos, enfraquecendo os canais de transmissão tradicionais da política monetária. A adoção do dinheiro móvel é uma oportunidade de reduzir os custos de transação e aumentar a massa monetária e o âmbito de oferta nas economias em desenvolvimento. Finalmente, a literatura sobre as estratégias de Base da Pirâmide (BoP) sublinha que a criação de valor social requer abordagens empresariais colaborativas entre as partes interessadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Rui Moreira de Carvalho, Joaquim Tobias Dai, Moisés Inguane, Marta Coelho, Manuel Matias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.