Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula

Autores

  • Dércio dos Santos Teresa Abreu Instituto Superior de Gestão, Comércio e Finanças, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29115

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, melhoria de qualidade, processo de ensino e aprendizagem

Resumo

A presente comunicação intitulada “Contributo das TIC na melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem (PEA) numa Escola Secundária em Nampula”, tem por objectivo geral, compreender o Contributo das TIC na melhoria do PEA; constituindo objectivos específicos: caracterizar o PEA mediante o uso das TIC; descrever a percepção dos alunos e professores sobre o contributo das TIC no PEA; e, analisar o contributo das TIC para a melhoria do PEA na escola em estudo. Trata-se de um estudo qualitativo, visto que, pretendesse compreender o contributo das TIC na melhoria do PEA. Para tal, servimo-nos das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação, tendo participado 6 alunos, 2 professores de TIC, 2 de disciplinas diversas. E servimo-nos também da revisão da literatura. Dos resultados obtidos, apurou-se que, o uso das TIC no PEA é uma realidade na escola em estudo e tem ajudado na melhoria do PEA, uma vez que, os alunos usam-nas nas suas pesquisas académicas adquirindo assim vários conhecimentos sobre diversificadas temáticas na base da internet. A grande dificuldade, é o facto de os meios serem escassos e o seu alto custo, dificultando a posse por parte da maioria. Por outro lado, ficou saliente que os professores, pais e ou encarregados de educação têm um papel preponderante no acompanhamento dos alunos a quanto do uso das TIC uma vez que elas, não só constroem, como também destroem quando mal usadas. 

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Dércio dos Santos Teresa Abreu, D. dos S. T. A. (2022). Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula. Revista Da UI_IPSantarém, 10(4), 139–147. https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29115