Contributo das TIC na Melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem, caso de uma Escola Secundária em Nampula
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29115Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação, melhoria de qualidade, processo de ensino e aprendizagemResumo
A presente comunicação intitulada “Contributo das TIC na melhoria do Processo de Ensino e aprendizagem (PEA) numa Escola Secundária em Nampula”, tem por objectivo geral, compreender o Contributo das TIC na melhoria do PEA; constituindo objectivos específicos: caracterizar o PEA mediante o uso das TIC; descrever a percepção dos alunos e professores sobre o contributo das TIC no PEA; e, analisar o contributo das TIC para a melhoria do PEA na escola em estudo. Trata-se de um estudo qualitativo, visto que, pretendesse compreender o contributo das TIC na melhoria do PEA. Para tal, servimo-nos das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação, tendo participado 6 alunos, 2 professores de TIC, 2 de disciplinas diversas. E servimo-nos também da revisão da literatura. Dos resultados obtidos, apurou-se que, o uso das TIC no PEA é uma realidade na escola em estudo e tem ajudado na melhoria do PEA, uma vez que, os alunos usam-nas nas suas pesquisas académicas adquirindo assim vários conhecimentos sobre diversificadas temáticas na base da internet. A grande dificuldade, é o facto de os meios serem escassos e o seu alto custo, dificultando a posse por parte da maioria. Por outro lado, ficou saliente que os professores, pais e ou encarregados de educação têm um papel preponderante no acompanhamento dos alunos a quanto do uso das TIC uma vez que elas, não só constroem, como também destroem quando mal usadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Dércio dos Santos Teresa Abreu
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.