Reflexão sobre o papel dos governos distritais na gestão sustentável da mineração artesanal de ouro em Moçambique
Ciências Naturais e do Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i3.29119Palavras-chave:
Governos distritais, gestão, mineração artesanal de ouro, sustentabilidadeResumo
Este artigo tem como tema papel dos governos distritais na gestão sustentável da mineração artesanal de ouro em Moçambique: estudo de caso do distrito de Manica. Por isso, o objectivo deste estudo consiste em analisar o papel do governo distrital na gestão sustentável da mineração artesanal de ouro face às oportunidades e obstáculos no desenvolvimento do distrito. Metodologicamente, adoptou-se uma abordagem qualitativa associada à revisão bibliográfica e as técnicas de entrevista semi-estruturadas (conversas formais e informais) auxiliadas por um guião de perguntas para cada grupo-alvo. A entrevista foi aplicada a nove pessoas sendo direccionadas aos membros do governo distrital por parte dos serviços distritais de actividades económicas, geologia e minas, assumindo a hierarquia estabelecida abrangendo a liderança localmente instituída na base, dois membros das associações e garimpeiros individuais; dois direccionadas aos membros da comunidade local nos pontos focais e um morador de munhena. A análise das entrevistas realizadas baseou-se na análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que há tendências das autoridades locais intervirem positivamente na gestão sustentável da mineração artesanal de ouro, dado que existe ao nível nacional uma legislação forte que prevê o associativismo mineiro, de modo que os mineradores artesanais, quando sensibilizados a aderirem à associação possam ter capacitações e treinamentos sobre boas práticas e normas sustentáveis da mineração artesanal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 João Francisco de Carvalho Choé
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.