Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.31030Palavras-chave:
Ensino superior, Acesso ao ensino superior, Qui-quadrado, Coeficiente de contingência estimadoResumo
O ensino superior configura-se como uma das peças centrais no desenvolvimento econômico das nações, na medida em que contribui para a formação de profissionais qualificados e capazes de enfrentar os desafios impostos pela globalização e pressão social em vários domínios. Sendo uma pesquisa desenvolvida em Moçambique, um país com enormes assimetrias sócio-culturais e económicas, esta pesquisa visa analisar o acesso ao ensino superior, focalizando na associação entre a naturalidade dos estudantes e a localização da instituição onde frequentam os cursos superiores. Assim, recorreu-se a dados das instituições de ensino superior – IESs públicas e particulares, o que permitiu determinar o coeficiente de contingência estimado, para dados de estudantes matriculados em IESs públicas e particulares no ano de 2017. Os resultados apontam que existe associação entre as variáveis em estudo, ao nível de confiabilidade de 95%.
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