Ferramentas digitais para professores de Educação Física promoverem comportamentos de saúde em estudantes adolescentes – primeiros resultados do Projeto FITeens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32322

Palavras-chave:

Atividade Física, Estilo Vida Saudável, Adolescentes, Ferramentas Digitais, Educação Física

Resumo

O Projeto FITeens é um projeto ERASMUS+, desenvolvido por instituições do ensino superior e empresas de tecnologia, com o principal objetivo de criar ferramentas digitais para a promoção da atividade física e hábitos saudáveis em adolescentes sedentários, para ajudar os professores na sua intervenção educativa, com base no “BIG 6”: atividade física, sono suficiente, baixo tempo de ecrã, consumo de álcool e tabaco e ingestão de alimentos saudáveis. O primeiro resultado do projeto (i.e., FITeens Toolkit - García-González, L. et al., 2023), é uma ferramenta digital de apoio aos professores de Educação Física (i.e., eBook), com um conjunto de ideias, recursos e boas práticas que podem ser incorporadas na sua prática. Esta ferramenta digital é composta por três módulos: 1) Escola como ambiente educativo eficaz para promover estilos de vida saudáveis; 2) A motivação como chave para a mudança comportamental e promoção da atividade física e saúde; 3) Comportamentos de saúde dos jovens. Todos os módulos do eBook, em cada uma das áreas abordadas (i.e., “BIG 6”), disponibilizam explicações teóricas, vídeos, infografias e situações de aprendizagem que irão apoiar os professores de Educação Física na aquisição de um amplo conhecimento de promover a motivação dos seus alunos para a prática de atividade física e adquirir hábitos saudáveis.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Cid, L., Rodrigues, J., Rodrigues, F., & Carvalho, G. (2023). Ferramentas digitais para professores de Educação Física promoverem comportamentos de saúde em estudantes adolescentes – primeiros resultados do Projeto FITeens. Revista Da UI_IPSantarém, 11(3), 24–25. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32322

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)