Ferramentas digitais para professores de Educação Física promoverem comportamentos de saúde em estudantes adolescentes – primeiros resultados do Projeto FITeens
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32322Palavras-chave:
Atividade Física, Estilo Vida Saudável, Adolescentes, Ferramentas Digitais, Educação FísicaResumo
O Projeto FITeens é um projeto ERASMUS+, desenvolvido por instituições do ensino superior e empresas de tecnologia, com o principal objetivo de criar ferramentas digitais para a promoção da atividade física e hábitos saudáveis em adolescentes sedentários, para ajudar os professores na sua intervenção educativa, com base no “BIG 6”: atividade física, sono suficiente, baixo tempo de ecrã, consumo de álcool e tabaco e ingestão de alimentos saudáveis. O primeiro resultado do projeto (i.e., FITeens Toolkit - García-González, L. et al., 2023), é uma ferramenta digital de apoio aos professores de Educação Física (i.e., eBook), com um conjunto de ideias, recursos e boas práticas que podem ser incorporadas na sua prática. Esta ferramenta digital é composta por três módulos: 1) Escola como ambiente educativo eficaz para promover estilos de vida saudáveis; 2) A motivação como chave para a mudança comportamental e promoção da atividade física e saúde; 3) Comportamentos de saúde dos jovens. Todos os módulos do eBook, em cada uma das áreas abordadas (i.e., “BIG 6”), disponibilizam explicações teóricas, vídeos, infografias e situações de aprendizagem que irão apoiar os professores de Educação Física na aquisição de um amplo conhecimento de promover a motivação dos seus alunos para a prática de atividade física e adquirir hábitos saudáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Luis Cid, José Rodrigues, Filipe Rodrigues, Gonçalo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.