Contributo da educação financeira na gestão de renda das mulheres- estudo de caso da cooperativa de crédito das mulheres de Nampula, SCRL (2016-2017)
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32787Palavras-chave:
educação financeira, Mulheres, Cooperativas, empoderamentoResumo
A presente pesquisa versa sobre a educação financeira na gestão de renda das mulheres, com objectivo de compreender o contributo da educação financeira na gestão da renda das mulheres que são os pilares motores para a harmonização da sociedade. A educação financeira impulsiona na prevenção do endividamento pessoal e o comprometimento do orçamento, sendo que bom planeamento pessoal dimensiona quanto se gasta e definição de metas a atingir a curto e longo prazo. A pertinência da pesquisa insere-se em compreender: como é que a educação financeira contribui na gestão de renda das mulheres da Cooperativa de crédito das mulheres de Nampula, SCRL. Percebe-se também que nem sempre esta gestão traz os proveitos inicialmente projectados, dai que se pondera a relevância, destas mulheres saberem como gerir os rendimentos obtidos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de carácter exploratório, e os instrumentos de recolhas de informações foram por meio de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise documental. Os resultados deste estudo mostraram que a educação financeira contribui para a gestão de renda das mulheres na Cooperativa de Crédito de Nampula. Esta ferramenta não só carateriza-se como eficaz, mas também se reflete nos cinco princípios de educação financeira mudança de comportamento e aplicação de conhecimentos por parte dos consumidores; conhecimento útil e de fácil aplicação; conhecimento pela experiência; aprender pela prática e ser um benefício de um grande número de pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Catija Helder, Sofia Ahamad de Jany Vasco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.