O Sector de Gás Natural e Responsabilidade Social: Um estudo na região Sul de Moçambique 2001-2021
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32788Palavras-chave:
Sector de Gás Natural, Responsabilidade SocialResumo
A Responsabilidade Social é o conjunto de comportamentos, medidas e obrigações que as empresas adoptam para responder às preocupações da sociedade. O presente artigo analisa o Sector de Gás e a sua Responsabilidade Social, no caso concreto da Região Sul de Moçambique, entre 2001-2021, visando compreender até que ponto a exploração e venda de gás natural deu conta as expectativas das comunidades moçambicanas. A revisão bibliográfica e questionário foram aplicados a uma amostra de quatrocentos e trinta inqueridos, sendo duzentos e trinta e quatro, de Gaza; cento e setenta e oito, de Inhambane; doze, de Maputo Cidade e seis, de Maputo Província, num universo de cerca de cinco milhões e oitocentos mil habitantes. Os resultados do estudo mostram que a responsabilidade social na região sul enquadra-se na Teoria Positiva Contabilística, ao invés da teoria de Stakeholders, que se mostra mais apropriada. A RS promove um desenvolvimento lento, há uma fraca capacidade técnica dos moçambicanos para o controlo dos rendimentos da exploração, falta de transparência, existência de maior indício de corrupção que desastra o desenvolvimento do país, necessidade da criação de um modelo de industrialização através de máquinas movidas a gás, mas a título gratuito para incentivar o auto emprego e a empregabilidade, o país deve instalar indústria de refinaria de gás natural para reduzir os custos de aquisição de gás natural no território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Bernardo Uachisso
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.